Quem entra hoje no Pinus Bar, em Camobi, pode nem imaginar, mas o local, amplo e arejado, começou bem pequeno, com apenas algumas mesas e cadeiras. Inaugurado em 2002, a proposta inicial era fazer uma cabana para vender sucos, pastéis e sanduíches.
Eu e a minha irmã tivemos a ideia de vender coisas para o verão e abrimos aqui com uma estrutura bem simples, bem pequena. A iniciativa deu certo e, em menos de um ano, nós ampliamos o local. Dois anos depois, eu conheci o Camillo, ele entrou de sócio e nós fizemos outra reforma. Colocamos a área coberta e, depois de um tempo, retiramos as mesas que ficavam de frente para a Avenida Roraima. Mudamos a entrada e ampliamos de novo, agora com a área externa lembra Claudete Silva, 37 anos, que divide a sociedade do bar com o marido, Daniel Camillo, 37.
Com ambiente de capacidade para até 160 pessoas, hoje o Pinus é ponto de encontro de amigos, estudantes e dos camobienses. A estrutura aconchegante e a relação de amizade são, de acordo com os sócios, o segredo do sucesso dos quase 14 anos de existência.
O Pinus mudou bastante, mas sempre seguindo a proposta de fazer um happy hour para o pessoal que sai da universidade no final da tarde, É um bar jovem, mas, ao mesmo tempo, familiar. A estrutura é simples, mas o pessoal que vem aqui nos conhecem. Acabamos virando amigos. A gente tenta fazer com que a pessoa se sinta bem, sem ter vontade de ir embora explica o sócio.
Hoje, o bar é conhecido na cidade inteira. A relação com o bairro é tão forte, que os sócios nem investem em propaganda. A mídia é feita de boca a boca. Quem passa pela frente ou pelos fundos do bar não vê nenhuma placa chamativa.
A gente não precisa disso. Nossos clientes são fieis, não trocam o bar por nada. O bom atendimento, o calor humano e o ar hospitaleiro fazem com que eles voltem, e isso é sensacional comenta Camillo.
Novidades por aí
Até o final de março, mais novidades devem surgir: o Pinus Bar e Restaurante, novo projeto dos sócios, será inaugurado no Centro Comercial de Camobi (Avenida Prefeito Evandro Behr, 7.056, Loja 24). A filial abrirá de segunda a sábado, das 8h às 22h, com opções de almoço e janta. E a administração vai ficar por conta da irmã de Claudete, a Cláudia, que abriu o bar junto com ela, em 2002.
Endereço: Rua Erly de Almeida Lima, 444
Telefone: (55) 3347-2826 ou 3217-2826
Horário de funcionamento: De domingo à sexta-feira, das 17h à 1h