Saúde

Ginecologista que não cumpriria horário em Santa Maria e Caçapava pede demissão

"

Depois que a reportagem da RBS TV Santa Maria mostrou médicos que não cumpriam a carga horária contratada nos postos de saúde da cidade, o Ministério Público (MP) está investigando o não cumprimento de horários dos médicos em Santa Maria. Uma investigação semelhante acontece também na cidade de Caçapava do Sul. Lá, três postos foram fiscalizados na semana passada.

Com convocação de mais médicos, Husm deve aumentar número de cirurgias 

A prefeitura de Caçapava tem 14 médicos. Um deles é o ginecologista Alexandre dos Santos Leite, o mesmo mostrado na reportagem investigativa que foi ao ar no dia 9 de junho trabalhando menos de uma hora num posto de Santa Maria. O médico passou no concurso para trabalhar 20 horas semanais em Caçapava do Sul em 1994 e ainda tinha um contrato extra de mais 20h por semana com a prefeitura. Mas na prática, ele só ia até a unidade uma vez por semana, e só trabalhava à tarde.

Ele também é concursado na prefeitura de Santa Maria, onde deveria cumprir com mais carga horária. A secretária de Saúde de Caçapava já suspendeu o contrato extra com o médico e confirma que ele trabalhava na cidade apenas uma vez por semana.

Hospital de Santiago restringe cirurgias devido à superlotação

– Não sabíamos que esse médico tinha essa nomeação em Santa Maria. Ele é nomeado conosco aqui, tem um acordo de produtividade com ultrassonografia e cumpria isso. Está em férias agora, quando voltar nós vamos conversar para que ele cumpra as 20h – afirmou Rosane Abdala, secretária de Saúde de Caçapava do Sul.

A prefeitura de Caçapava também pretende instalar ponto eletrônico para evitar que os médicos trabalhem menos do que o contratado.

– Eventualmente é até crime, mas o mais importante é que a secretaria tem de ter um controle de horário, de comparecimento do efetivo atendimento à população – comenta o promotor de justiça Rodrigo Vieira.

O advogado de Alexandre Leite disse que o médico mantém contratos com as duas cidades. Ele informou que Alexandre protocolou, na semana passada, pedidos de demissão nas duas prefeituras.

Comissão avaliará postos

A Câmara de Vereadores de Santa Maria pediu, na segunda, a formação de uma Comissão Especial para acompanhar o atendimento nas unidades de saúde do município. A ideia, segundo João Chaves (PSDB), é acompanhar a situação de perto, com visitas às unidades e reuniões com profissionais. A comissão é formada ainda pelos vereadores Daniel Diniz (PT) e João Kaus (PMDB). Um dos objetivos é, também, ter conversas abertas com o sindicato dos profissionais da área e apurar as denúncias de negligência em hospitais e postos de saúde. A comissão deve se reunir hoje para definir o cronograma de atividades.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vítimas reconhecem suspeito de assalto em Santa Maria, mas, na delegacia, voltam atrás

Próximo

Tribunal isenta hospital de Santa Maria de ter agido de má-fé em cobrança ao Estado

Geral