Uma ação integrada entre delegacias de Santa Maria e de Bagé, resultou na prisão de um foragido da Justiça. A prisão aconteceu na tarde de sexta-feira, no Bairro Passo D’Areia em Santa Maria. O suspeito é apontado pela polícia, como integrante de uma quadrilha que faz assaltos em propriedades rurais. Outros seis suspeitos já haviam sido presos em Santa Maria e em Bagé durante as investigações. O preso é investigado pela polícia por outros roubos cometidos em Santa Maria.
A prisão do suspeito de ser integrante da quadrilha foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, após um pedido da Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, que investiga um assalto em uma propriedade rural na localidade de Serrilhada interior do município. Após a prisão, o suspeito foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) onde foi feito o registro da ocorrência da prisão e logo em seguida ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) onde outros dois suspeitos já estão presos por participação no mesmo crime.
SERRILHADAA operação foi deflagrada durante a investigação de um violento assalto na localidade da Serrilhada (divisa entre os municípios de Bagé e Dom Pedrito). Na ocasião os criminosos renderam dois trabalhadores rurais com violência e emprego de armas de fogo, levando defensivos agrícolas e uma caminhonete. Em decorrência da investigação foi deflagrada no mês de abril a operação Serrilhada onde seis pessoas foram presas por envolvimento no assalto. As investigações continuam e mais um criminoso foi identificado como sendo integrante da quadrilha. Diante das evidências, o delegado André Mendes, titular da Decrab de Bagé, pediu a prisão preventiva do suspeito, pedido este que foi atendido pelo Poder Judiciário.
Durante a operação foram cumpridas 21 ordens judiciais nas cidades de Bagé e Santa Maria. Ao todo foram sete mandados de prisão, 10 mandados de busca e apreensão em residências ligadas aos suspeitos e cinco mandados de apreensão de veículos. Durante o cumprimento aos mandados, os policiais apreenderam pouco mais de meio quilo de cocaína.
Operação Serrilhada foi deflagrada por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato contra quadrilha que comete assaltou no interior
Segundo a polícia, o bando é especializado em roubos a propriedades rurais e costuma atacar com muita violência agredindo as vítimas. As investigação tiveram início em fevereiro após um assalto a propriedade rural. Eles roubaram defensivos agrícolas, uma caminhonete Toyota e outros objetos da propriedade. Após o crime, a equipe de investigações da Decrab de Bagé passou a monitorar o grupo suspeito. Durante as investigações, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de uma advogada, onde apreenderam um aparelho de DVR com gravações do moimento em que os criminosos chegam na casa com o veículo e os objetos roubados. Conforme o delegado André Mendes, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou o cumprimento do mandado na casa da advogada.
Durante as buscas foram apreendidos veículos utilizados pelos criminosos, drogas, telefones celulares e outros objetos. Na residência de um dos suspeitos foi encontrada a roupa utilizada pelos criminosos durante o crime. Em outra casa, um suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas após os policiais apreenderem 600 gramas de cocaína. O grupo é investigado também por tráfico de drogas e outros roubos a propriedades rurais.
Em Santa Maria, dois mandados de prisão foram cumpridos dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) onde dois integrantes da quadrilha foram informados dos novos mandados de prisão. Conforme Mendes, a dupla participou do assalto, mas após cometerem outros crime foi presa e recolhida a casa prisional.
A delegada Alessandra Padula, titular da Draco confirmou que os agentes realizaram a prisão e disse que o suspeito preso já é conhecido da polícia. Ele está sendo investigado por outros assaltos cometidos em Santa Maria.