Fachada de escola municipal Sérgio Lopes é revitalizada e ganha novas cores com grafite

Leandra Cruber

Fachada de escola municipal Sérgio Lopes é revitalizada e ganha novas cores com grafite

Eduardo Ramos

Entre cantos de pássaros como quero-queros, pardais, bem-te-vis e canários, desde a última quarta-feira, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes, localizada no Bairro Renascença, se divertem e acompanham a realização de uma arte mural na fachada da escola. Idealizado pela artista Dâmaris Rosa, a pintura dos cerca de 80 metros quadrados foi finalizada nesta segunda e teve inspiração na presença forte dos passarinhos na escola. 

Segundo a diretora da EMEF Sérgio Lopes, Andréia Schorn, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de revitalizar a escola e reforçar o sentimento de pertencimento dos alunos. Em 2019, o artista e professor Máucio Bonotto Rodrigues e alunos do curso de Desenho Industrial pensaram em uma identidade visual para a escola, mas, em razão da pandemia, o desenho ainda não tinha saído do papel. Agora, está na parede da instituição. 

– Nossa logo remete aos passarinhos que estão toda hora por aqui e até fizeram ninhos na escola, além das mãos, já que nosso trabalho é muito coletivo. Então, queríamos tornar o espaço escolar mais animado e cativante, assim como valorizar o trabalho artístico que já tinha sido realizado pelo pessoal do Desenho Industrial da UFSM. Aí entramos em contato com a Dâmaris Rosa que aceitou e mostrou todo o talento nessa fachada linda que temos agora  – comemora a diretora. 

Leia também:

Inscrições para o projeto Expressando Arte, da Quarta Colônia, encerram nesta quartaCurta-metragem “A Intenção da Noite” reabre as sessões do Cineclube da Boca Parceria entre Educação e Rotary possibilita a entrega de 23 óculos para crianças de São Sepé

Formada pela UFSM, Dâmaris já realizou murais em estados como Rio Grande do Sul e Rondônia, e, além da pintura, promoveu uma oficina com os alunos da escola para conversar sobre arte urbana. Durante o processo, as crianças e  adolescentes puderem ajudar a artista. Ela também já coloriu paredes da escola CAIC Luizinho de Grandi. 

– Toda a ideia e inspiração veio das referências da própria escola. A presença dos passarinhos é muito forte por aqui, então, claro que eles tinham que estar na fachada. Também quis promover a moção de que a educação liberta, então eles estão voando livres. E, além disso, nós conversamos sobre grafite justamente para aproximar eles da arte urbana e incentivar aqueles que gostam do tema – ressalta Dâmaris. 

A estudante Mariane Soares, 13 anos, acompanhou todo o processo. No intervalo das aulas, ficava admirando o trabalho da artista. Para ela, o grafite deu mais vida a escola:

– Ficou bem melhor e mais alegre. Antes era tudo azul e agora ficou com a cara da escola. Eu gosto bastante de pintura, já tinha pesquisado algumas coisas, mas nunca tive um contato tão próximo. Por isso que foi muito legal poder ver a Dâmaris pintando. É uma forma de se expressar, né. 

Na tarde desta terça, o professor de Artes, Gerson Marques, viu o trabalho na parede da escola pela primeira  vez. Ele, que incentiva a produção artística e já realizou intervenções na escola, ficou maravilhado. 

– Sei como é díficil produzir um mural tão grande. Ficou muito lindo e significativo. Já tinha acompanhado pelo WhatsApp já que todo mundo tava eufórico pela pintura, mas presencialmente ficou ainda mais impactante – comemora. 

Acessibilidade

Entre os mais de 180 alunos da EMEF Sergio Lopes, duas alunas possuem deficiência visual. Para que a arte esteja acessível também a elas, a coordenação pedagógica e a artista realizaram um croqui da pintura da fachada em alto relevo para que as estudantes possam sentir a arte. 

A revitalização da fachada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes teve apoio da Secretaria de Educação.

Leia todas as notícias

Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orçamento de 2023 prevê salário mínimo de R$ 1.302 Anterior

Orçamento de 2023 prevê salário mínimo de R$ 1.302

Deni Zolin: comércio é o que mais demite e deixa Santa Maria no negativo em julho Próximo

Deni Zolin: comércio é o que mais demite e deixa Santa Maria no negativo em julho

Geral