Evento da UFSM reúne professores e pesquisadores estrangeiros

Rebeca Kroll

Evento da UFSM reúne professores e pesquisadores estrangeiros
Fotos: Nathália Schneider

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou o seu primeiro evento voltado para a internacionalização da instituição. A inciativa contou com quatro mesas de discussão sobre as oportunidades em cada região do mundo. Para conduzir os debates professores, pesquisadores e representantes estrangeiros que possuem forte colaboração com a UFSM foram convidados.

Destinado para toda a comunidade acadêmica, o objetivo é estimular o estabelecimento de parcerias que potencializem os resultados das pesquisas científicas e aumentem o prestígio da instituição. Além de apresentar caminhos e oportunidades disponíveis para alunos e professores que desejam aprofundar sua colaboração internacional e realizar intercâmbios acadêmicos.

Oportunidades

Diversos representantes da comunidade acadêmica internacional, que são referência na área de internacionalização, estiveram presentes no evento apresentando oportunidades de intercâmbio. Além disso, também participaram pesquisadores de diversos centros da UFSM, que possuem colaborações internacionais de sucesso.

A mesa da cooperação com a Europa, por exemplo, recebeu a professora Irene Fenoglio da École Normale Supérieure de Paris, na França que apresentou as parcerias do país com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Outro país que foi representado na iniciativa foi a Alemanha, a professora Mariana Golub apresentou o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Várias organizações de fomento à cooperação e a mobilidade científica internacional também estiveram no evento. A assessora da delegação da União Europeia no Brasil, Maria Cristina Von Holstein-Rathlou, divulgou o Programa Erasmus+ que tem como objetivo fomentar a colaboração internacional e o desenvolvimento humano internacional dentro da Europa.

— Esse programa tem um orçamento de mais de 26 bilhões de euros e o Brasil é um dos seus principais participantes e é um parceiro importantíssimo. Uma experiência como essa de mobilidade em outro país aumenta as chances do aluno de entrar no mercado de trabalho, pois ele adquire novos conhecimentos e habilidades — ressalta Maria Cristina.

Internacionalização da UFSM

A internacionalização é um dos desafios que a UFSM tem como prioridade em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026. Para o secretário de relações internacionais da universidade, Paulo Bayard, esse evento marca os primeiros passos da instituição para a realização dessa meta.

— A internacionalização de uma universidade começa permitindo que se crie um ambiente internacional dentro dela para aqueles que não podem sair do país terem uma experiência. Isso é importantíssimo, mas é preciso pensar na posição da UFSM no mundo para termos estudantes com uma formação global — relata Paulo.

Atualmente, a instituição possui em torno de 120 convênios de cooperação internacional, destes 58 são com instituições europeias. O secretário explica que existem dois tipos de intercâmbios: os bilaterais, nos quais a UFSM tem relação direta com universidades estrangeiras e os multilaterais que ocorrem através de associações internacionais. Por isso, ele espera que o evento tenha estabelecido uma relação mais sólida e duradoura entre a comunidade e as instituições internacionais.

— Muitas vezes as pessoas pensam que ir para outros países está muito longe da sua realidade e isso não é verdade. Existe muito financiamento e a mensagem que deixo aos estudantes é para que procurem grupos que tenham interação internacional, pois a possibilidade é grande se eles quiserem — comenta o secretário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caminhonete é furtada após ser estacionada no centro de Santa Maria

Arde Rock se apresenta no Parque da Medianeira, no encontro de veículos antigos, neste sábado Próximo

Arde Rock se apresenta no Parque da Medianeira, no encontro de veículos antigos, neste sábado

Geral