Escritor de 11 anos lança livro por editora digital colaborativa fundada por ele

Bernardo Abbad

Escritor de 11 anos lança livro por editora digital colaborativa fundada por ele
Foto: Divulgação

André Pozeczek, de 11 anos, é idealizador da Zorya Creative Collabs, startup nascida em Santa Maria, que vem se destacando em programas de aceleração. Trata-se de um multiverso digital colaborativo fundado pelo pequeno com os pais, Liana Merladete e Andrewes Pozeczek, criado com foco nos nativos digitais, para incentivar a leitura, a escrita colaborativa e, sobretudo, para encorajar o público infantojuvenil a lutar pelos seus sonhos, sem deixar de ser quem realmente são, respeitando suas essências. E o volume 1 da Coleção Legends, escrita por André e primeira obra da startup já está disponível para compra.

O e-book “Changed Legends” conta a história de um homem considerado fracassado, chamado Derryl. De acordo com a sinopse, ele se dirigia ao trabalho e, como sempre, carregava cafés. O resumo prenuncia que ele era o garoto do café, na verdade. Em um dia como outro qualquer, cinza e normal, tudo mudou: desastres naturais jamais vistos e um coma. Depois do seu despertar e de uma vida ainda mais sem sentido que a antes do coma, uma oportunidade – e um ser – o levaram a maior revolução da sua vida. A obra pode ser adquirida no aplicativo Google Play Livros e está saindo pelo valor promocional de R$19,90.

Sobre o autor

André se define como nerd e escritor aspirante. É aficionado pelo universo geek, pela tecnologia e pela música (desde que seja rock). Conforme os pais, desde os três anos manifestava o gosto por narrativas, páginas e livros das mais diversas histórias, sobre os mais incontáveis mundos, tanto que mesmo antes de aprender a ler e a escrever, elaborava, manualmente, pequenos livros para os quais demandava a escrita do que narrava aos pais e avós, sempre demonstrando criatividade e capacidade imaginativa aparentemente infinitas.

“Changed Legends”, por sua vez, é a primeira obra de uma coleção que inaugura um universo colaborativo. A expectativa é que André, com a publicação, estimule amigos, colegas, crianças, jovens e adultos a socializarem e partilharem suas ideias seja na escrita, seja na ilustração, seja na diagramação. E sobretudo: que os encoraje a ser, a fazer a se divertir e a voar!

Sobre a Zorya

A startup nasceu junto ao mercado de entretenimento e é uma plataforma representada por um multiverso digital colaborativo com foco na geração, co-criação de conteúdo e venda de colecionáveis digitais, que possibilita a vazão e construção de ideias e histórias compartilhadas. Promete reunir criativos, artistas, ilustradores e  escritores, resolvendo  o problema da falta de incentivo, baixa leitura e produção textual deficitária dos nativos digitais, mas sobretudo lutar contra a baixa autoestima, pelo senso de comunidade e pertencimento. 

Com o questionamento “tem uma ideia de história, personagem ou novos heróis?” e mais: com o apelo “vamos juntos fazer acontecer”, quer desenvolver histórias e criar heróis que não só vão inspirar fãs mas que vão ter seus destinos construídos a várias mãos pelos próprios. O site da startup é www.zorya.cc. A iniciativa foi um dos destaques da última edição do Inovativa Brasil, do Programa de Pré-incubação da Inovatec, da Pulsar da Universidade Federal de Santa Maria. É membro da Associação Brasileira e da Associação Gaúcha de Startups. 

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criminosos são detidos com grande quantidade de drogas em Santa Maria Anterior

Criminosos são detidos com grande quantidade de drogas em Santa Maria

Moda: três tendências plus size para o verão na coluna de Letícia Sarturi Próximo

Moda: três tendências plus size para o verão na coluna de Letícia Sarturi

Geral