Escola Musiartes: arte e música há mais de 30 anos

Diário

Escola Musiartes: arte e música há mais de 30 anos
Atualmente, a escola conta com mais de 430 alunos e uma equipe de profissionais de 37 profissionais, sendo parte deles na foto acima

Marcas & Negócios – Como tem sido a sua trajetória até hoje?

Henrique – A Musiartes, que completou 30 anos em 2021, iniciou suas atividades com a professora Liège Schneider somente com aulas de teclado. Com o passar do tempo, foram sendo agregados instrumentos como violão, guitarra e sax, chegando a ter 300 alunos somente de teclado nos anos 90. A partir de 2000, o violão passou a ser o mais procurado. Com a mudança da sede da escola para a Rua Astrogildo de Azevedo, o curso de bateria ganhou espaço principalmente por disponibilizar salas de treino fora do horário de aula, facilitando a aceitação dos pais em relação a um instrumento mais ‘barulhento’. Nos últimos anos, o curso que mais tem se destacado é o de técnica vocal, impulsionados pelos reality show de voz. Hoje, a Musiartes tem duas unidades, uma no Centro e outra em Camobi, mais de 430 alunos e 37 profissionais.

Marcas & Negócios – Como é método usado na musicalização?

Henrique – Na verdade, existe uma gama de métodos praticados ou didáticas em relação à ação-pedagógica. Ou seja, para o ensino da musicalização é proposta uma didática de olhar sensível à criança, apresentada de forma lúdica e brincante. A criança absorve os conteúdos musicais trabalhados nas aulas a partir da construção do conhecimento de forma prazerosa e divertida, por meio da prática de atividades que envolvam vivências e experiências. Por isso, não há uma metodologia, mas sim um conjunto de métodos e práticas educacionais para o desenvolvimento da criança.

Marcas & Negócios – Qual papel da música no desenvolvimento do aluno?

Henrique – Além de proporcionar bem-estar, envolver movimento (sistema motor), colaborar com o desenvolvimento cognitivo, fortalecer a memória, descobrir e praticar novas habilidades, motivar a socialização e comunicação, a música é benéfica por si própria. Desse modo, aprender música nos proporciona uma expansão cultural e nos permite conhecer o outro, de forma a respeitá-lo, através da visão do todo. A música cria elos e proporciona afeto, colabora no desenvolvimento total do aluno, dá suporte emocional e conduz a criança a tornar-se um adulto atencioso, responsável, ciente do mundo musical e da cultura que emana das sociedades, além de estimular a percepção auditiva, visual, sensorial e etc. Por isso, o papel da música no desenvolvimento infantil não tem o objetivo de formar músicos profissionais, mas sim, de trabalhar para/com futuros adultos sensíveis e educados musicalmente.

Marcas & Negócios – Quais cursos são oferecidos?

Henrique – Os cursos oferecidos são de acordeon, gaita, ponto baixo, bateria, cavaquinho, clarinete, Dj, guitarra, musicalização infantil, saxsofone, violino, técnica vocal, teclado, percussão, piano, ukulele, gaita de boca, teoria musical, teste de aptidão para UFSM e flauta doce. Com exceção do curso de musicalização infantil, que pode ser iniciado a partir de seis meses, os outros não exigem uma definição de idade para iniciar. Saiba mais informações no site www.musiartes.com.br ou nas redes sociais @escolamusiartes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação de eventos para a Páscoa em Santa Maria e região Anterior

Confira a programação de eventos para a Páscoa em Santa Maria e região

Confira a programação de eventos para a Páscoa em Santa Maria e região Próximo

Confira a programação de eventos para a Páscoa em Santa Maria e região

Geral