Em alusão do Dezembro Laranja, campanha arrecada protetor solar para recicladores e orienta população sobre câncer de pele

Autor: Laura Gomes e Gilberto Ferreira

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Em alusão ao Dezembro Laranja, a Universidade Franciscana (UFN) está realizando mais uma edição da campanha de prevenção e combate ao câncer de pele. O objetivo é arrecadar protetores solares que vão ser destinados para os trabalhadores da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). Até o dia 8 de dezembro é possível fazer doação dos produtos nos conjuntos I e III da instituição. Também são aceitas contribuições em dinheiro via Pix.

– Nosso projeto de extensão dos cursos de Física Médica e Radiologia já tem quatro anos. Nesta edição, juntamos forças com o curso de Medicina para fazer análise das manchas. Então, além das ações de entrega de protetores solares, também vamos ter análise de manchas. As radiações UVA e UVB estão sempre presentes, com o sol aparecendo ou não. A UVA causa o envelhecimento da pele e a UVB causa queimadura. Os dois fatores são extremamente importantes para cuidarmos porque podem levar ao câncer de pele – explica a professora Ana Paula Schwarz, coordenadora dos cursos de Física Médica e Radiologia.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A primeira ação da campanha foi realizada nesta quarta-feira (5), com a entrega de cerca de 40 produtos aos recicladores da Asmar. Na oportunidade, estudantes e professores envolvidos no projeto fizeram análise de pele dos trabalhadores da associação e passaram orientações sobre o câncer de pele e proteção solar.

– O nosso dia a dia é no sol, passamos a maior parte do tempo fora da Asmar, então, (a campanha) é muito importante porque vamos estar protegidos. Estamos no Dezembro Laranja, mas (espero) que isso não seja momentâneo e que as pessoas, a partir de agora, comecem a se cuidar mais – relata Margarete Vidal, coordenadora da Asmar.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Pela tarde, o grupo também fez análise de manchas e passou orientações no Calçadão de Santa Maria.

– O principal cuidado é passar o protetor solar FPS 30, no mínimo, no rosto, no colo, nos braços, em todo do corpo que estiver exposto ao sol. Também é preciso lembrar de reaplicar o protetor solar a cada duas horas na quantidade correta. Qualquer mancha que aparecer ou que já tinha e mudou de tamanho, de cor, começou a coçar ou arder, tem que procurar ajuda médica, porque quanto antes fizermos esse diagnóstico, mais fácil é o tratamento e menos dano vai causar – informa Mariana Sachett, estudante do curso de Medicina da UFN.

Campanha de prevenção e combate ao câncer de pele da UFN

O que doar

  • Protetor solar acima de FPS 30
  • Dinheiro (chave PIX: 05b3bac7-6893-440a-bd7f-d2a2bd0b67df)

Onde

  • Conjunto I da UFN (Rua dos Andradas, 1614)
  • Conjunto III da UFN (Rua Silva Jardim, 1175)

Data

  • Até o dia 8 de dezembro
Foto: Nathália Schneider (Diário)

Dezembro Laranja*

A campanha Dezembro Laranja é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que busca conscientizar a população sobre o câncer de pele, que, atualmente, representa 33% de todos os diagnósticos da doença no país.

Como se prevenir

  • Aplicar protetor FPS 30 ou maior diariamente
  • Usar chapéu e camiseta
  • Usar óculos de sol com proteção UV
  • Evitar exposição ao sol entre 9h e 15h
  • Consultar médico dermatologista

Sinais que podem indicar câncer da pele

  • A lesão na pele é elevada e brilhante, de cor avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida e sangra facilmente
  • Uma pinta preta ou acastanhada que muda de cor, tem bordas irregulares e cresce
  • A mancha ou ferida não cicatriza e pode (ou não) apresentar coceira, crostas e sangramento

*Informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com santa-mariense, TJRS elege nova administração para o biênio 2024/2025 Anterior

Com santa-mariense, TJRS elege nova administração para o biênio 2024/2025

Tratamento de esgoto: Bairro Dom Antônio Reis e Vila Jockey recebem visita informativa da Corsan durante a semana Próximo

Tratamento de esgoto: Bairro Dom Antônio Reis e Vila Jockey recebem visita informativa da Corsan durante a semana

Geral