data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Nesta quarta-feira, ocorreu a entrega dos filtros solares arrecadados pela campanha da Universidade Franciscana (UFN). O material foi destinado para os coletadores de materiais recicláveis que estavam trabalhando na rua durante o dia e para as pessoas que fazem parte da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). A iniciativa foi realizada em alusão ao dezembro laranja, mês de conscientização e prevenção ao câncer de pele.
Neste ano, entre os dias 12 e 17 de dezembro, a campanha conseguiu arrecadar 80 filtros solares. Parte deste material foi doado pela população e outro montante foi comprado com as quantias em dinheiro, mais de R$ 700, que também foram destinadas para o projeto.
De acordo com a coordenadora dos cursos de Física Médica e Radiologia da UFN, Ana Paula Schwarz, a campanha surgiu durante as aulas da disciplina de projetos integrados dos respectivos cursos.
- É o segundo ano da nossa campanha. Nós trabalhamos com a prevenção ao câncer de pele com grupos mais expostos ao sol, que são os recicladores, o setor da agricultura e da construção civil. Este ano, por exemplo, fizemos uma palestra na Cooperagro, em São Pedro do Sul. No final do ano, sempre fazemos a arrecadação de protetor solar porque é verão e também coincide com o dezembro laranja (...) Sempre fazemos a doação dos protetores para os catadores e para as associações de reciclagem, que são uma população vulnerável e, que às vezes, não tem conhecimento sobre o uso - explica Ana Paula.
Veja como fica o funcionamento dos mercados, comércio e serviços no Natal
RECICLADORES
Além da ação de entrega dos filtros no Calçadão de Santa Maria, o grupo da UFN também se dirigiu ao galpão da Asmar para doar os materiais. Mais da metade dos protetores foram deixados para os trabalhadores do local.
- Para nós, isso é muito importante, porque a gente está quase fechando 30 anos de existência e fazem apenas dois anos que as pessoas estão se preocupando com a saúde da nossa pele. Nós trabalhamos direto no sol e essa era uma preocupação que nem a gente tinha. Na verdade, não tínhamos conhecimento sobre os riscos que corríamos sem o uso do protetor - afirma a coordenadora da Asmar, Margarete Vidal.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Da esquerda para a direita: Ana Paula Schwarz, Margarete Vidal e os alunos de Radiologia Barbara Boher e Ramiro Rosa. Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Segundo Margarete, no ano passado, todo o grupo aderiu ao uso dos filtros quando a campanha da UFN deixou a primeira doação para a associação.
- É gratificante saber que alguém está pensando no nosso cuidado. Nós agradecemos e esperamos que a campanha continue, não só para nós, mas para todos que estão nesse trabalho com a reciclagem - finaliza Margarete.
Saída de liderança católica e social surpreende a comunidade
De acordo com Ana Paula, o grupo pretende continuar com a campanha em 2022.
AJUDE A ASMAR
Na ocasião, Margarete relatou que a associação está aceitando doações de materiais higiênicos, como álcool em gel e papel toalha, e itens de limpeza. Estes utensílios estão em falta para os colaboradores.
Quem tiver interesse, também pode dar o destino correto para o seu lixo. É possível levar o material reciclável até o galpão da Asmar, na Rua dos Branquilhos, número 79, no Bairro Nova Santa Marta, ou entrar em contato com os representantes da associação para realizar a busca dos objetos em casa por meio do telefone (55) 98111-0146 ou pelo e-mail galpaodaasmar@yahoo.com.br.