A direção do Grupo Hibereólioca Renováveis desembarcou esta semana em Rosário do Sul. O diretor da empresa espanhola, Javier de la Calle y Vergara, veio conhecer a região e encaminhar providências para a instalação de um parque eólico na Fronteira Oeste.

Na manhã de terça-feira, Vergara se reuniu com a prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo (PTB), e o secretário de Obras, Adriano Dornelles. O executivo espanhol está no Brasil para tomar providências visando à participação no leilão de energia previsto para ocorrer em 9 de dezembro. O grupo espanhol pretende se habilitar para fornecer 202 megawats (MW) de energia eólica na primeira fase de implantação do projeto.
– Estamos aqui para conhecer a região e resolver algumas questões importantes, já se adiantando à implantação do projeto que faremos após o leilão que participaremos. Destaco a boa vontade das autoridades locais, prefeita e secretário de Obras, em nos auxiliar na superação da questão da faixa de fronteira para que possamos então, a partir do leilão, investir aqui – destacou Javier.
Donos terão de retirar carros velhos das ruas de São Sepé
Como Rosário se situa em área de fronteira, o grupo espanhol precisa de liberação do governo federal para se instalar no município. O sinal verde foi dado na última quinta-feira, quando o ministro de Segurança Institucional, general de exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, assinou a liberação.
Batizado de Parque Eólico Estância Santa Augusta, o empreendimento atenderá os municípios de Rosário do Sul e Santana do Livramento. O investimento inicial é de R$ 1,2 bilhão, na primeira fase, com geração de energia a partir de cataventos. Contudo, Vergara informa que a implantação de todas as fases do projeto deverá alcançar a cifra de R$ 2,5 bilhões.
O leilão de energia
O leilão de energia renovável foi anunciado em agosto pelo Ministério de Minas e Energia. Serão realizados dois leilões, para contratar energia de hidrelétricas, solar fotovoltaica, eólica, biomassa, além de fontes fósseis, como termelétricas a gás e a carvão. É o primeiro certame desde dezembro do ano passado.
Cruz Alta volta a usar radar nas ruas
A implantação do parque eólico em Rosário do Sul dependerá de o grupo Hibereólica conseguir vender sua produção no leilão. O Brasil começará a comprar a energia a partir de 2021, quando o empreendimento já deverá estar em operação.
* Com informações da prefeitura de Rosário do Sul