Dia do Vizinho: ruas que se destacaram são premiadas na sede do Grupo Diário

Dia do Vizinho: ruas que se destacaram são premiadas na sede do Grupo Diário

Foto: Nathália Arants (Diário)

Representantes das ruas Silva Jardim (a partir da esq.), Goiânia e Cândida Vargas foram premiados


Esta terça-feira (22)  foi dedicada a dar continuidade às comemorações do Dia do Vizinho 2023 com a entrega dos troféus para as ruas que se destacaram em três categorias: melhor engajamento, melhor programação e melhor decoração. A premiação ocorreu durante transmissão ao vivo do Jornal do Diário, apresentado por Kellen Caldas, na TV Diário (canal 26 e 526 da Claro Net) e do Canal do Diário no YouTube.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Resultado de uma parceria entre o Grupo Diário e a prefeitura, que convidaram os moradores a construírem a festa em suas ruas, nada mais justo que reconhecer a dedicação dos santa-marienses que ajudaram a renovar as memórias de uma data tão importante para a história da cidade. A cerimônia de premiação contou com a presença da diretora de jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, e do vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil). 


— A premiação do Dia do Vizinho é um incentivo para que cada uma das ruas, que participaram dessa grande festa de Santa Maria, dessa grande festa popular, se destacassem naquilo que elas têm de melhor. Então a premiação faz com que haja uma disputa saudável entre todas elas, buscando o destaque ao apresentar o seu melhor, então é bastante positivo que isso aconteça de uma forma saudável — afirma Decimo.


Para Fabiana Sparremberger, a premiação é uma forma de reconhecer e estimular o envolvimento das pessoas com a comemoração.


— Eu acho que se a gente fosse considerar como critério a motivação, a energia e o envolvimento da comunidade, a gente teria que premiar todas as ruas. O que a gente viu e o que a gente sentiu foi uma fraternidade muito grande entre os vizinhos e as pessoas que estavam lá, todos muito felizes por compartilhar aquele dia com os seus vizinhos. Mas a gente estabeleceu critérios, que é justamente para que a gente incentive que na próxima edição as pessoas tenham esse olhar e decorem a sua rua — explica.


​Engajamento

Representantes da Rua Cândida Vargas recebem a premiação de melhor engajamentoFoto: Nathália Arantes (Diário)


Premiada pelo melhor engajamento nas redes sociais, a Rua Cândida Vargas, no Bairro Medianeira, quase não participou da festa. Segundo a coordenadora da rua, Neusa da Costa Marinho, a indecisão se deu pela perda de vizinhos especiais nos últimos tempos:


— Nós não estávamos com vontade de fazer (a festa), tivemos muitas perdas seguidas. Até uma vizinha que participava sempre com a gente, não faz um mês que ela faleceu. Nós estávamos com a cancha de bocha fechada, tinha fios caídos e ela estava suja. Na quarta-feira os guris se mexeram e na quinta já estava tudo em pé e arrumado. Na festa, durante a bocha, os meninos até homenagearam o rapaz que tinha falecido, amigo nosso aqui que ajudou a construir a cancha — relata Neusa.


Neusa conta que o engajamento visto nas redes sociais é reflexo do engajamento do dia a dia da rua, que sempre promove eventos em datas comemorativas, além de se mobilizar em causas solidárias, já tendo sido a rua da cidade que mais arrecadou alimentos para uma campanha.


Decoração

Representantes da Rua Goiânia recebem a premiação de melhor decoraçãoFoto: Nathália Arantes (Diário)

Se o Dia do Vizinho já foi um momento de muita festa, nada melhor que comemorar a premiação com mais festa! Esse é o caso da Rua Goiânia, no Bairro Noal, que já está movimentando os moradores para mais um festejo, revela Evelyn Machado Rosa, uma das coordenadoras da rua.


— Foi uma surpresa para nós recebermos a premiação. Nós começamos a decorar às 19h de sábado e terminamos às 4h para ficar tudo bem bonito. Mas a gente está acostumado (a ter disposição), gurizada nova, que é a segunda geração (a comemorar o Dia do Vizinho), a gente se uniu e fomos — explica.


A decoração da Rua Goiânia também resgatou uma tradição das festas passadas, onde uma faixa busca homenagear os veículos de comunicação que promovem o festejo.


— Quando era A Razão que promovia, a gente sempre fazia uma homenagem para ela, tanto que a última festa que teve a faixa foi  ‘A Razão da nossa junção’. Aí este ano, como era o Diário, a gente pensou em homenagear com a faixa ‘Nossa união com o Diário na mão’ — acrescenta Evelyn.


Programação

Representantes da Rua Silva Jardim recebem a premiação de melhor programaçãoFoto: Nathália Arantes

A Rua Silva Jardim, no Bairro Menino Jesus, levou para casa o troféu pela melhor programação do Dia do Vizinho. A coordenadora Magna Luciana da Rosa Tavares revela que o planejamento da festa foi construído em conjunto com a escola de samba Unidos do Itaimbé, Bloco das Poderosas e moradores da rua.


— Nós não esperávamos que iríamos ganhar o prêmio pela melhor programação,mas foi uma programação muito boa. Foi uma baita festa, a bateria veio na rua tocando com o pessoal atrás. Estamos muito felizes com esse sucesso. Agora vamos comemorar com o troféu — prevê Magna.


A coordenadora revela que a festa foi acompanhada por pessoas de diversos lugares, como Moçambique e Argentina, por meio de intercambistas da Universidade Federal de Santa Maria que puderam conferir rodas de samba, brechó, ’brechócão’ para arrecadar ração, corte de cabelo e muitas outras atividades.


Confira como foi o Dia do Vizinho nas regiões de Santa Maria:


O retorno da festa

Após sete anos sem a tradicional confraternização comunitária, no domingo (20), o Dia do Vizinho foi oficialmente retomado com uma programação diversa em 22 bairros diferentes, que ocorreu entre 8h e 17h.

A festa foi realizada pela prefeitura e teve a promoção do Grupo Diário e do Bei, com patrocínio da Construtora Jobim e Delivery Much, apoio de Via Glasses, Risoto Gourmet, Bartzen Bier e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SM). O Dia do Vizinho foi implementado pela prefeitura em 1989, na gestão do prefeito Evandro Behr, com apoio do jornal A Razão, o qual impulsionou a festa por mais de 25 anos consecutivos.


Confira as ruas que serão premiadas em cada categoria:

  • Melhor engajamento: Rua Cândida Vargas - Bairro Medianeira
  • Melhor programação: Rua Silva Jardim - Bairro Menino Jesus
  • Melhor decoração: Rua Goiânia - Bairro Noal


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo avalia o retorno do horário de verão Anterior

Governo avalia o retorno do horário de verão

Ventos de 70 km/h trazem possibilidade de chuva a Santa Maria e região Próximo

Ventos de 70 km/h trazem possibilidade de chuva a Santa Maria e região

Geral