Foto: Bianca Guimarães (Diário)
Dia do Vizinho na Rua Walter Lippold, na Região Oeste
Na Região Oeste, quatro bairros realizaram uma programação especial do Dia do Vizinho: Juscelino Kubitschek, Pinheiro Machado, Bairro São João e Nova Santa Marta. Nestes espaços, a criatividade tomou conta do domingo com várias competições para a comunidade, como votação para o casal mais antigo da rua, concurso da “bonequinha do bairro”, além de brincadeiras para a criançada e para os adultos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além de reunir a vizinhança, incentivando a boa convivência, o Dia do Vizinho também foi marcado pelas tradicionais atividades gaúchas do Rio Grande do Sul. Um exemplo disso foi a oficina de laço parado, que ocorreu na Rua das Timbaúvas, no Residencial Lopes. Por lá, também não faltou música e sorteio de brindes.
Na Rua Terezina, na Vila Rossi, não foi diferente. Durante o dia, teve muita música ao vivo, dança e diversão para crianças e adultos. O churrasco também não faltou e marcou, ao meio-dia, a confraternização da vizinhança.
O vendedor Thales Severo, 23 anos, conta que chegou cedo para prestigiar a festa e o churrasco com os amigos do bairro. A filha de Thales, Antonella Severo, de 4 anos, também ganhou brindes no sorteio que foi feito durante o dia.
No Bairro São João, a Rua Anaurelina Portela aproveitou o Dia do Vizinho para fazer uma competição inusitada: do casal mais velho do local. Os dois que ganharam o título foram Jones Guerche, 70 anos, e Marta Guerche, 66 anos. Eles, que vivem há 46 anos na rua, relatam que o espaço é tranquilo e que os vizinhos prezam pela boa convivência:
– A nossa sempre foi ótima, nunca tive problemas, graças a Deus. É uma irmandade, um dá a mão para o outro e vamos nos ajudando – fala Jones.
– Nunca roubaram nada, somos uma família, um cuida do outro – destaca Marta.
- Conheça a história do Dia do Vizinho de Santa Maria, tradicional comemoração que começou há 34 anos
Além destas, também tiveram programação do Dia do Vizinho:
- Rua Walter Lippold, no Bairro Juscelino Kubitschek, com almoço coletivo, competições esportivas e atrações musicais
- Rua das Bergamoteiras, no Bairro Juscelino Kubitschek, com almoço coletivo, música ao vivo e brincadeiras
- Rua dos Mamoeiros, no Bairro Juscelino Kubitschek, com confraternização, almoço coletivo, jogo de vôlei e brincadeiras
- Rua 4, no Bairro Pinheiro Machado, com almoço coletivo, competições esportivas e atrações musicais
- Rua Jorge Coelho Lemos, no Bairro Pinheiro Machado, com almoço coletivo
- Avenida Principal Dois, no Bairro Nova Santa Marta, com desfile da “bonequinha da rua”, competições esportivas, lanche coletivo e brincadeiras
- Rua Dezesseis, no Bairro Nova Santa Marta, com almoço coletivo, competições esportivas (vôlei, dança da cadeira, caça ao tesouro, cabo de guerra) e atrações musicais
Confira como foi o Dia do Vizinho em outras regiões da Santa Maria:
- Região Leste teve muitas brincadeiras para crianças e adultos
- Comemorações do Dia do Vizinho superaram expectativas de moradores das regiões Norte e Sul
Sobre o Dia do Vizinho
Este domingo foi um dia para resgatar uma festa antiga da cidade e construir novas memórias e histórias sobre Santa Maria. Após sete anos sem a tradicional confraternização comunitária, neste 20 de agosto de 2023, o Dia do Vizinho foi oficialmente retomado com uma programação diversa em 22 bairros diferentes, que ocorreu entre 8h e 17h. A celebração é resultado de uma parceria entre o Grupo Diário, prefeitura, e os moradores santa-marienses que ajudaram a reconstruir um dia para fortalecer vínculos e convivência.
A primeira edição do Dia do Vizinho foi implementada pela prefeitura de Santa Maria e contou com o apoio do jornal A Razão, que ao passar do tempo tornou-se organizador da comemoração.
O evento, que durou mais de 25 anos consecutivos, de 1989 a 2015, começou com uma ideia trazida de outro município para fomentar a união comunitária. No auge, 100 ruas participaram do que era considerado simbólico – ruas fechadas, refeições compartilhadas e vizinhos conectados. A data faz parte do calendário de Santa Maria no terceiro domingo de agosto. Os vizinhos é que realizam a festa, que pode contar com o apoio do poder público e sociedade civil.