Fotos: Nathália Schneider (Diário)
A tradicional celebração do Dia do Vizinho, em Santa Maria, está de volta e será realizada em 20 de agosto, das 8h e 17h. As inscrições das ruas vão até 10 de agosto via formulário (clique aqui). A festa nos bairros e no Centro foi implementada pela gestão do prefeito Evandro Behr, em 1989. Nas primeiras edições, contou com o apoio do jornal A Razão, que, ao passar do tempo, também se tornou organizador. O evento, que durou mais de 25 anos consecutivos, até 2015, começou com uma ideia trazida de outro município e tinha o objetivo de fomentar a união comunitária.
Na primeira edição, foram 33 ruas participantes, conforme os registros de Iara Druzian, produtora cultural que na época integrava a Secretaria de Esportes e Eventos do município.
– Trabalhávamos na secretaria eu, Gelsa da Silveira e Lígia Werlang. Nós, três professoras, não tínhamos experiência em fazer evento. Decidimos ir até Cachoeira do Sul, pois conhecíamos a diretoria de cultura do município. Eles nos apresentaram diversos eventos, mas o que mais nos chamou atenção foi o Dia do Vizinho, pelo envolvimento da sociedade. Decidimos trazer ele para cá – recorda Iara.
No auge da festa, 200 ruas chegaram a participar do que era considerado simbólico – ruas fechadas, refeições compartilhadas e vizinhos conectados.
Um evento criado para movimentar a comunidade
Em Cachoeira do Sul, conta Iara, o evento era feito no terceiro domingo de agosto, com o apoio do jornal Correio do Povo. Ambas características foram trazidas para Santa Maria. Aqui, o jornal A razão serviu como uma ponte para que as informações chegassem ao público e mais pessoas participassem da festividade. Também, o periódico atuava como um arquivo pelas reportagens e coberturas fotográficas. Com o tempo, o jornal tornou-se organizador e promotor do evento.
Em um fichário de muitas páginas, Iara guarda os documentos da organização, modelos das fichas de inscrição, atas de reuniões e registros fotográficos do jornal A Razão. Veículo, este, que Iara trabalhou por volta dos anos 2000, ao tempo que organizava o evento.
A lista de sugestões de atividades na 1ª edição do Dia do Vizinho
- Alvorada festiva, fogos de artifício
- Rodas de chimarrão
- Uma alimentação compartilhada como churrasco, carreteiro, galinhada, risoto
- Atividades recreativas como gincanas
- Brindes e Sorteios
- Escola da rainha e rei da rua; vizinho mais antigo e mais novo
- Amigo secreto
- Baile, samba, fandango
- Apresentações de conjuntos, bandas, danças
- Torneios esportivos de futebol, voleibol, bocha
O significado de ‘vizinho’
No começo, a prefeitura deu as faixas para enfeitar as ruas e a Brigada Militar trancava todas as vias participantes. Na 3ª edição, com mais de 33 ruas inscritas, cada uma tinha que fechar suas ruas como podiam e confeccionar suas respectivas faixas também.
– A orientação sempre foi de que se fizesse no entorno da rua que morava, pois entendemos que aquele que mora duas quadras longe não é o meu vizinho. A ideia era ter realmente esta integração – frisa a antiga coordenadora da festa.
Para Iara, quanto mais limitada e direcionada a divisão de ruas, melhor será a organização – um cuidado para esta nova edição – que pretende seguir a receita de sucesso do Dia do Vizinho.
Comemoração garantida por lei
O festejo no município cresceu exponencialmente como parte da cultura santa-mariense. Em setembro de 2011, o prefeito da época, Cezar Schirmer, assinou a lei municipal que oficializa a festa do vizinho no calendário de Santa Maria em todo 3º domingo de agosto. A proposta é que os moradores realizem a festa, que pode contar com o apoio e a colaboração do Poder Público e outras entidades de toda sociedade civil que desejam se engajar no evento.
Como participar
A prefeitura será responsável por bloquear o trânsito nas ruas que participarem da festa. Já o Bei, do Grupo Diário, promoverá o evento com a comunidade.
No dia 3 de agosto, serão abertas as inscrições para que os 30 primeiros a enviar o formulário recebem o kit do Dia do Vizinho, que conterá alimentos e decoração para contribuir com a festa. Além disso, haverá um concurso que classificará, entre os participantes, a rua que tiver mais atividades, como também a rua que tiver maior número de publicações postadas no instagram com hashtag ‘dia do vizinho’. Outra categoria é a festa mais decorada e engajada.
Dia do Vizinho
- 20 de agosto
- Evento ocorrerá das 8h às 17h
- Inscrições de 3 a 10 de agosto via formulário (no site do Diário e nos destaques do Instagram do Diário, do Bei e da prefeitura de Santa Maria)
- Os 30 primeiros inscritos receberão um kit vizinho com ajuda para realizar o evento
- Na hora da inscrição, cada rua tem que ter um responsável e quatro colaboradores
- A prefeitura irá fechar as ruas participantes
- Haverá concurso para escolher as ruas mais envolvidas na festa
- O Dia do Vizinho é realizado pela prefeitura
- Diário e BEI farão a cobertura no dia
- Dúvidas e informações: (55) 3213-7183
Ruas que participaram do 1º Dia do Vizinho
- Rua Felipe dos Santos, entre Dario Cassenote e carlos Gomes
- Av. Presidente Vargas, entre Serafim Valandro e Duque de Caxias
- Rua D. Walthier, entre Ernesto Beck e Manoel Ribas
- Rua do Rosário, entre Conde de Irajá e Barão do Triunfo
- Duque de Caxias, entre Ernesto beck e José de Alencar
- Germano Hoffmeister, entre Euclides da Cunha e Silva Jardim
- Praça entre ruas Cândida Vargas, 3 de Outubro e 24 de Agosto
- Tuiuti, entre Appel e Visconde de Pelotas
- Travessa Leopoldo Froes
- Rua São José, entre Vale Machado e Conde de Irajá
- Rua Dr. Pantaleão, esquina Henrique Dias
- Silva Jardim, entre Barão e Visconde de Pelotas
- Itararé
- Praça dos Bombeiros
- Rua 3 de Camobi
- Francisco Crossetti, entre Fernando Ferrari e Eng. Luiz Bolick
- Calçadão da Bozzano
- Major Duarte, esquina com Tiradentes
- Rua Lucídio Gotham, entre Barão do Triunfo e rua do Rosário
- Praça Elias Farret
- Praça Saturnino de Brito
- Benjamin Constant com Senador Cassiano
- Praça da Escola Margarida Lopes
- Praça da Vila Noal
- Olavo Bilac, entre Duque de Caxias e Conde de Porto Alegre
- Olavo Bilac, entre Eduardo Pinto, Eduardo Pinto de Moraes e Visconde de Pelotas
- Osvaldo Cruz
- Santos Dumont entre Visconde de Pelotas e General Rondon
- Parque Itaimbé
- Ernesto Alves, entre Ernesto Beck e Marshal Mallet
- Av. Rio Branco, entre Daudt e Manoel Ribas
- Dr. Pedro de Almeida
serão abertas as inscrições para que representantes de cada rua enviem seus formulários preenchidos com a programação, dados e comprovante de residência do representante. Acesse diariosm.com.br para acessar o regulamento e o formulário de inscrição