série

Das ruínas à modernidade: antiga sede da USE se tornará nova casa do Sesc

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Há 67 anos, o então prefeito de Santa Maria Heitor Silveira Campos doava à União Santa-mariense dos Estudantes (USE) um terreno do município para a construção da casa do estudante com salas de estudos, biblioteca, salão social e teatro de bolso. Quase sete décadas depois, nada do que previa a Lei Municipal 390, de novembro de 1954, está em pé hoje em dia. Mas, uma mudança importante está por vir quando, neste mesmo terreno em que os estudantes secundaristas atuaram por vários anos, o Serviço Social do Comércio (Sesc) erguer sua nova, moderna e milionária unidade.

Famílias de sete localidades seguem recebendo água em caminhão-pipa da Defesa Civil

Em ruínas e com apenas os restos de alvenaria do que um dia foi a sede da USE, o terreno localizado na Rua do Acampamento, número 579, vai receber um grande prédio nos próximos anos. Na próxima segunda-feira, a prefeitura de Santa Maria passará a escritura do espaço à Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). A doação da área do executivo para o sistema Fecomércio ocorreu em novembro de 2019, quando o prefeito Jorge Pozzobom assinou a lei 6.422 que autorizava o município a doar o terreno. Antes deste desfecho, foram ao menos quatro tentativas sem sucesso de vender o que restou da área que ainda abriga algumas edificações abandonadas.

A nova unidade do Sesc deve ter um investimento que gira entre R$ 10 a R$ 15 milhões, e deve contar com restaurante, academia, piscina térmica, além de instalações voltadas aos serviços de educação, desenvolvimento social, saúde, cultura, esporte e lazer. Em contrapartida à doação do terreno, 10% das vagas dos serviços serão destinadas à população do município, com encaminhamentos feitos a partir de critérios estabelecidos pela prefeitura.

Brasil negocia 13 milhões de doses da Moderna até o final de 2021

PROJETO

A partir da assinatura da lei que autorizava a doação, o Sesc tinha um ano para apresentar o investimento, a mensuração do prazo e os projetos básicos da obra que pretendia realizar no imóvel. Porém, em outubro de 2020 - um mês antes de vencer o prazo - foi solicitada a prorrogação do mesmo por parte do Sesc devido à pandemia de coronavírus. Em face da previsão legal, a prefeitura autorizou o pedido por mais um ano, a contar de 28 de novembro de 2020.

CONSTRUÇÃO

Após a apresentação do projeto, conforme a legislação, a Fecomércio terá três anos para concluir as obras, bem como implantar as atividades. Conforme o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a entidade está comprometida em realizar a nova unidade, já que a atual, localizada no Parque Itaimbé, não tem condições de ser ampliada:

Com bandeira preta, processo seletivo do Politécnico e Ctism deverá ser por sorteio

_ Todo nosso esforço é para que tudo saia conforme o esperado, pois a comunidade santa-mariense merece.

Assim que transferida a escritura, Bohn afirma que colocará tapumes na fachada do prédio da antiga USE, já que conforme a lei, ao assumir a posse, imediatamente, responsabiliza-se pela limpeza e manutenção do local.

RESUMO

  • Em 1954, pela lei municipal 390, foi doada à União Santa-mariense dos Estudantes o terreno para a construção da casa do estudante
  • A casa do estudante não chegou a ser construída. A USE utilizou alguns imóveis para ser sede até os anos 1990
  • Nos anos 2000, uma batalha judicial foi travada entre duas pessoas, que requereram uso capião do imóvel, e o município de Santa Maria. A prefeitura alegou que tinha a posse do imóvel, já que o patrimônio pertencia ao município. Em 2010, foi julgado procedente a ação reivindicatória movida pelo município de Santa Maria. Em 2014 foi determinado o arquivamento do caso. Em abril de 2019, o caso foi arquivado definitivamente pela justiça.
  • Em novembro de 2019, o prefeito Jorge Pozzobom assinou a Lei 6.422 que confirmava a doação da área para a construção da nova unidade do Sesc

POPULAÇÃO SERÁ BENEFICIADA COM OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS NO NOVO ESPAÇO

Ter um prédio moderno e com ampla oferta de serviços não é benéfico apenas ao Sesc, mas para toda a comunidade que vai desfrutar destas iniciativas, bem como dos negócios e residências próximas ao terreno que não dividirão mais a vizinhança com edificações abandonadas. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a doação do terreno - com contrapartida ao município correspondente ao valor da área - vai garantir à localidade maior valorização:

_ Vai ser recuperado um terreno de uma área nobre do município, sendo revitalizada e valorizada aquela região, além dos vários benefícios que a população vai ter a partir dos serviços ofertados.

Governo Federal inclui profissionais da educação no grupo prioritário da vacinação

O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas de Santa Maria, Ademir da Costa, lembra que a construção de uma nova unidade é economicamente favorável ao município, pois vai gerar emprego e renda durante e depois da conclusão do prédio, já que serão ampliadas as equipes dos serviços disponibilizados, como na área da saúde, educação, cultura e lazer, por exemplo:

_ Buscamos uma nova unidade ainda mais moderna e inovadora, disponível ao acesso da população. Certamente trará benefícios e investimentos importantes ao município.

O atual e o ex-gerente do Sesc Santa Maria, Flávio Dias e Pedro Saccol, respectivamente, só têm boas expectativas quando o assunto é a nova unidade da entidade. Dias reitera a necessidade de concluir os projetos para melhor atender à comunidade, enquanto Saccol, que esteve à frente do Sesc durante as tratativas para a doação do terreno, reforça que a ampliação dos serviços oferecerá novos projetos aos cidadãos, com benefícios diretos ao bem-estar da sociedade santa-mariense.

Assim que concluída a nova unidade, a atual sede do Sesc Santa Maria será destinada à escola da instituição, que já atende os anos iniciais e a primeira série.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ocupação de leitos de UTI em Santa Maria chega a 94,8% neste domingo Anterior

Ocupação de leitos de UTI em Santa Maria chega a 94,8% neste domingo

Movimento é baixo, mas Centro mantém circulação mesmo com lojas fechadas Próximo

Movimento é baixo, mas Centro mantém circulação mesmo com lojas fechadas

Geral