santa maria

Famílias de sete localidades seguem recebendo água em caminhão-pipa da Defesa Civil

Costa da Montanha e Arroio Grande foram abastecidos nessa sexta-feira

18.398

Foto: Anselmo Cunha (Especial)
É comum para os moradores da Costa da Montanha e Arroio Grande, o abastecimento de água, feito pela Defesa Civil

A Defesa Civil encerrou nessa sexta-feira as atividades semanais de abastecimento aos distritos que sofrem com a escassez de água. Na manhã de sexta, foram visitadas as famílias da Costa da Montanha,  região leste de Santa Maria, e o Distrito de Arroio Grande. A manhã, que já amanheceu nublada, terminou com garoa que impediu o caminhão-pipa de se deslocar até o Distrito de Palma, para evitar problemas ao veículo, devido às condições da estrada.

Paleontólogos encontram réptil mais antigo que os dinossauros do interior do Estado

Na Costa da Montanha, foram três casas assistidas. No local, estima-se que tenham sido distribuídos 6 mil litros d'água. Tereza da Luz, 73 anos, é aposentada e utiliza a água da caixa d´água apenas para o banho. Outras atividades feitas pela família, ela mora com mais três pessoas, são feitas com água puxada por baldes.

- A vinda deles tem ajudado bastante, se não fosse isso, não sei o que a gente iria fazer. Temos nos controlado para não faltar. Normalmente, nosso reservatório dura até a próxima semana. - diz a idosa.

A casa dela chega a ter uma máquina de lavar, mas que somente é usada a função de centrifugação, devido a pouca pressão e a necessidade de poupar para usar na cozinha e higiene.

No Distrito de Arroio Grande, cinco casas da mesma família foram assistidas. Fabian da Rosa, 40 anos, acompanhou o abastecimento feito pelo caminhão-pipa. Ela comenta que a família tinha um poço, mas, com a estiagem, o reservatório secou. Segundo Fabian, ao comunicarem a prefeitura, rapidamente foram atendidos:

- Tem melhorado bastante a alimentação e a higiene, principalmente das crianças. O trabalho deles é bem feito e tem nos ajudado. Somos em muitos, mas dividimos bem, não falta para ninguém.

Santa Maria registra primeiro caso de dengue de 2021

O Distrito de Palma ficou impossibilitado de receber o abastecimento em função da chuva que chegou durante a manhã. O coordenador setorial, que estava junto na distribuição, diz que a situação da estrada que leva à única família atendida em Palma não é trafegável quando chove, porque há perigo do veículo atolar ou quebrar.

Até o momento, cerca de 349 mil litros d'água foram distribuídos na cidade em 2021. José Almir Monteiro do Amaral, coordenador de abastecimento, comenta que em 2020 foram 1 milhão de litros. E, neste ritmo, a marca deve ser superada nos próximos meses. Ele também observa que, no ano passado, a população sofreu mais com a estiagem.

A atuação da Defesa Civil no abastecimento aos distritos é semanal.

ITINERÁRIO DO ABASTECIMENTO

  • Segunda- feira - Passo do Verde
  • Terça-feira - São Valentim
  • Quarta-feira - Boca do Monte
  • Quinta-feira - Santa Flora
  • Sexta-feira - Costa da Montanha, Palma e Arroio Grande

*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190