Foto: Pedro Piegas (arquivo Diário)
O Dia da Pizza é comemorado oficialmente no Brasil desde 1985. O dia 10 de julho celebra um dos alimentos mais versáteis e amados pelos brasileiros. Apesar de ter sua origem em Nápoles, na Itália, a pizza fez sucesso por aqui e foi incorporada ao nosso cardápio, chegando a ganhar versões bem diferentes dos sabores tradicionais.
Em Santa Maria, o primeiro restaurante dedicado exclusivamente para esse prato surgiu há exatos 40 anos. Ao longo desse tempo, inúmeras outras opções, formatos e sabores de pizza foram surgindo e se popularizando. Neste Dia da Pizza o Diário te convida a conhecer algumas dessas opções.
Abaixo você encontra uma lista com algumas das pizzarias de Santa Maria, selecionadas nas seguintes categorias: napoletana, rodízio, gigantes e mais antiga.
Pizza Napoletana
Santa Maria é pioneira na Região Central quando o assunto é pizzaria napoletana. Em abril deste ano, a Vecchio Napoletana recebeu o certificado internacional Verace, concedido pela da L’Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), da Itália, com sede em Nápoles. O documento garante que a pizza produzida pelo estabelecimento de Santa Maria tem o mesmo sabor e segue os mesmos critérios de preparo daquelas servidas na Itália.
Você sabe o que é uma pizza napoletana?
Em 1984, Antonio Pace e Lello Surace, pizzaiolos italianos renomados, criaram a L’Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). Na época, eles reuniram as regras que definiriam o que seria uma verdadeira pizza napoletana. Desde então, a associação consolida as raízes da receita por meio do fornecimento de selos para pizzarias ao redor do mundo.
Na prática, a pizza napoletana é classifica em dois sabores: marinara (tomate, azeite, orégano e alho) e margherita (tomate, azeite, mozzarella di bufala ou fior di latte, queijo ralado e manjericão). Porém, não é apenas isso que define a pizza napoletana, já que é necessário seguir uma série de requisitos anteriores que envolvem desde a compra dos ingredientes até o modo de preparo.
Os ingredientes, tomate e farinha, por exemplo, são importados da Campania, uma região localizada ao sul da Itália. Além destes, também são utilizados para fazer a massa, água, sal e fermento. A massa deve descansar por 8 horas, e, após este período é moldada pelo pizzaiolo no formato adequado: o centro não deve ter mais que 4 mm e a borda precisa ser inflada. Já a lista dos principais condimentos inclui mozzarella di bufala ou fior di latte (tipos diferentes de muçarela), folhas frescas de manjericão, queijo ralado, alho e azeite de oliva. Após a montagem, a pizza é assada em um forno a lenha entre 60 a 90 segundos.
Ao sair do forno, o resultado deve ser uma pizza fácil de dobrar com aroma intenso de pão assado e levemente ácido dos tomates.
Confira, a seguir, onde encontrar pizza napoletana em Santa Maria:
Vecchio
- Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 19h às 00hEndereço: Rua Silva Jardim, 1043, Bairro Nossa Senhora do Rosário
Ciao
- Funcionamento: Todos os dias, exceto quarta-feiraHorário: 18h às 23hEndereço: Avenida Nossa Senhora das Dores, 270, Bairro Nossa Sra. das Dores
Napo
- Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 18h30min às 23h30minEndereço: Avenida Nossa Senhora Medianeira, 1555, Bairro Nossa Sra. Medianeira
Rodízio de pizza
A Bella Trento não é o primeiro rodízio de pizza de Santa Maria, mas é um dos mais famosos na cidade. Desde 2005, a Bella Trento conta com rodízio de pizzas, que também inclui acompanhamento de massas, carnes e petiscos. Neste mês, dia 25 de julho, o local completa 17 anos de funcionamento em Santa Maria. No cardápio, são mais de 60 sabores de pizzas salgadas e 30 de pizzas doces. De acordo com a proprietária, Daniela Chiesa, as marcas da casa são as mais pedidas.
– O nosso público é bem fiel por conta do atendimento e também por termos uma variedade bem grande de sabores. A pizza de filé ao molho de conhaque e a pizza doce Bella Trento, que nasceram no restaurante, as pessoas conhecem e sabem que só encontram aqui – relata Daiane.
Apesar da redução do público por conta da pandemia, hoje, nos finais de semana, a Bella Trento recebe, por dia, em torno de 1 mil pessoas para almoço e jantar.
Bella Trento
- Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 18h30min às 23h30minEndereço: Avenida João Luiz Pozzobon, 159
- Preços do rodízio
- Terça à quinta – R$ 78,90
- Sexta-feira à domingo e feriados: R$ 84,90
Tamanho gigante
“Não tem coisa melhor do que uma pizza gigante para dividir com os amigos ou com a família”. Foi exatamente com esse pensamento que em 2005 surgiu a Santa Mania Super Pizzas, a pioneira quando o assunto é pizzas gigantes.
O restaurante é administrado pelos sócios Henrique Watthiar e Carine Beck Druzian, que foram os responsáveis por trazer para Santa Maria essa modalidade. A ideia surgiu quando Henrique e Carine moravam em Santa Catarina. O processo de criação levou quase dois anos.
No início a Santa Mania funcionava apenas nos modos de delivery e opção para retirar no balcão. Conforme Henrique, com o tempo, os clientes passaram a consumir as pizzas no local e o modo de consumo em fatias xadrez sem o uso de talheres se popularizou e segue até hoje.
Atualmente a Santa Mania serve pizzas de 50 cm (gigante), 50×25 cm (meia gigante), 36 cm (vulcano), 30 cm (média) e 20 cm (broto). O restaurante conta com ambiente interno e externo, além do delivery e take away.
Santa Mania
- Funcionamento: Quarta à segunda-feira
- Horário: 18h às 00h
- Endereço: Rua Duque de Caxias, 936, Bairro Centro
Outra pizzaria que se destaca pelo tamanho é a Mix Mill. Atuando há mais de 15 anos, atende exclusivamente pelo modo delivery. O restaurante possui pizzas de 40 cm, 50 cm, 60 cm, 70 cm, e a maior da cidade, uma pizza de 80 cm.
Mix Mil
- Funcionamento: Todos os dias
- Horário: 18h30min à 00h
- Endereço: Rua Doutor Bozano, 266, Bairro Bonfim
Há 40 anos servindo pizza em Santa Maria
Fundada em 1982, a La Cave se consolidou como a primeira e mais antiga pizzaria ainda em funcionamento na cidade. O estabelecimento trabalha com pizzas de 30, 35 e 45 centímetros, além de filés e lasanhas. Localizada na Rua Visconde de Pelotas, 1895, a La Cave também trabalha com delivery e pegue e leve.
La Cave
- Funcionamento: Terça-feira à domingo
- Horário: 19h30m à 1h
- Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 1895, Bairro Nossa Sra. Medianeira