Da napolitana até a mais brasileira, veja alguns dos lugares para aproveitar o Dia da Pizza em Santa Maria

Denzel Valiente e Laura Gomes

Da napolitana até a mais brasileira, veja alguns dos lugares para aproveitar o Dia da Pizza em Santa Maria

Foto: Pedro Piegas (arquivo Diário)

O Dia da Pizza é comemorado oficialmente no Brasil desde 1985. O dia 10 de julho celebra um dos alimentos mais versáteis e amados pelos brasileiros. Apesar de ter sua origem em Nápoles, na Itália, a pizza fez sucesso por aqui e foi incorporada ao nosso cardápio, chegando a ganhar versões bem diferentes dos sabores tradicionais.

Em Santa Maria, o primeiro restaurante dedicado exclusivamente para esse prato surgiu há exatos 40 anos. Ao longo desse tempo, inúmeras outras opções, formatos e sabores de pizza foram surgindo e se popularizando. Neste Dia da Pizza o Diário te convida a conhecer algumas dessas opções.

Abaixo você encontra uma lista com algumas das pizzarias de Santa Maria, selecionadas nas seguintes categorias: napoletana, rodízio, gigantes e mais antiga.

Pizza Napoletana

Santa Maria é pioneira na Região Central quando o assunto é pizzaria napoletana. Em abril deste ano, a Vecchio Napoletana recebeu o certificado internacional Verace, concedido pela da L’Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), da Itália, com sede em Nápoles. O documento garante que a pizza produzida pelo estabelecimento de Santa Maria tem o mesmo sabor e segue os mesmos critérios de preparo daquelas servidas na Itália.

Você sabe o que é uma pizza napoletana?

Em 1984, Antonio Pace e Lello Surace, pizzaiolos italianos renomados, criaram a L’Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). Na época, eles reuniram as regras que definiriam o que seria uma verdadeira pizza napoletana. Desde então, a associação consolida as raízes da receita por meio do fornecimento de selos para pizzarias ao redor do mundo.

Na prática, a pizza napoletana é classifica em dois sabores: marinara (tomate, azeite, orégano e alho) e margherita (tomate, azeite, mozzarella di bufala ou fior di latte, queijo ralado e manjericão). Porém, não é apenas isso que define a pizza napoletana, já que é necessário seguir uma série de requisitos anteriores que envolvem desde a compra dos ingredientes até o modo de preparo.

Os ingredientes, tomate e farinha, por exemplo, são importados da Campania, uma região localizada ao sul da Itália. Além destes, também são utilizados para fazer a massa, água, sal e fermento. A massa deve descansar por 8 horas, e, após este período é moldada pelo pizzaiolo no formato adequado: o centro não deve ter mais que 4 mm e a borda precisa ser inflada. Já a lista dos principais condimentos inclui mozzarella di bufala ou fior di latte (tipos diferentes de muçarela), folhas frescas de manjericão, queijo ralado, alho e azeite de oliva. Após a montagem, a pizza é assada em um forno a lenha entre 60 a 90 segundos.

Ao sair do forno, o resultado deve ser uma pizza fácil de dobrar com aroma intenso de pão assado e levemente ácido dos tomates.

Confira, a seguir, onde encontrar pizza napoletana em Santa Maria:

Vecchio

  • Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 19h às 00hEndereço: Rua Silva Jardim, 1043, Bairro Nossa Senhora do Rosário

Ciao

  • Funcionamento: Todos os dias, exceto quarta-feiraHorário: 18h às 23hEndereço: Avenida Nossa Senhora das Dores, 270, Bairro Nossa Sra. das Dores

Napo

  • Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 18h30min às 23h30minEndereço: Avenida Nossa Senhora Medianeira, 1555, Bairro Nossa Sra. Medianeira

Rodízio de pizza

A Bella Trento não é o primeiro rodízio de pizza de Santa Maria, mas é um dos mais famosos na cidade. Desde 2005, a Bella Trento conta com rodízio de pizzas, que também inclui acompanhamento de massas, carnes e petiscos. Neste mês, dia 25 de julho, o local completa 17 anos de funcionamento em Santa Maria. No cardápio, são mais de 60 sabores de pizzas salgadas e 30 de pizzas doces. De acordo com a proprietária, Daniela Chiesa, as marcas da casa são as mais pedidas.

– O nosso público é bem fiel por conta do atendimento e também por termos uma variedade bem grande de sabores. A pizza de filé ao molho de conhaque e a pizza doce Bella Trento, que nasceram no restaurante, as pessoas conhecem e sabem que só encontram aqui – relata Daiane.

Apesar da redução do público por conta da pandemia, hoje, nos finais de semana, a Bella Trento recebe, por dia, em torno de 1 mil pessoas para almoço e jantar.

Bella Trento

  • Funcionamento: Terça-feira à domingoHorário: 18h30min às 23h30minEndereço: Avenida João Luiz Pozzobon, 159
  • Preços do rodízio
    • Terça à quinta – R$ 78,90
    • Sexta-feira à domingo e feriados: R$ 84,90

Tamanho gigante

“Não tem coisa melhor do que uma pizza gigante para dividir com os amigos ou com a família”. Foi exatamente com esse pensamento que em 2005 surgiu a Santa Mania Super Pizzas, a pioneira quando o assunto é pizzas gigantes.

O restaurante é administrado pelos sócios Henrique Watthiar e Carine Beck Druzian, que foram os responsáveis por trazer para Santa Maria essa modalidade. A ideia surgiu quando Henrique e Carine moravam em Santa Catarina. O processo de criação levou quase dois anos.

No início a Santa Mania funcionava apenas nos modos de delivery e opção para retirar no balcão. Conforme Henrique, com o tempo, os clientes passaram a consumir as pizzas no local e o modo de consumo em fatias xadrez sem o uso de talheres se popularizou e segue até hoje.

Atualmente a Santa Mania serve pizzas de 50 cm (gigante), 50×25 cm (meia gigante), 36 cm (vulcano), 30 cm (média) e 20 cm (broto). O restaurante conta com ambiente interno e externo, além do delivery e take away.

Santa Mania

  • Funcionamento: Quarta à segunda-feira
  • Horário: 18h às 00h
  • Endereço: Rua Duque de Caxias, 936, Bairro Centro

Outra pizzaria que se destaca pelo tamanho é a Mix Mill. Atuando há mais de 15 anos, atende exclusivamente pelo modo delivery. O restaurante possui pizzas de 40 cm, 50 cm, 60 cm, 70 cm, e a maior da cidade, uma pizza de 80 cm.

Mix Mil

  • Funcionamento: Todos os dias
  • Horário: 18h30min à 00h
  • Endereço: Rua Doutor Bozano, 266, Bairro Bonfim

Há 40 anos servindo pizza em Santa Maria

Fundada em 1982, a La Cave se consolidou como a primeira e mais antiga pizzaria ainda em funcionamento na cidade. O estabelecimento trabalha com pizzas de 30, 35 e 45 centímetros, além de filés e lasanhas. Localizada na Rua Visconde de Pelotas, 1895, a La Cave também trabalha com delivery e pegue e leve.

La Cave

  • Funcionamento: Terça-feira à domingo
  • Horário: 19h30m à 1h
  • Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 1895, Bairro Nossa Sra. Medianeira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colégio Politécnico da UFSM discute a velhice com saúde nesta segunda-feira Anterior

Colégio Politécnico da UFSM discute a velhice com saúde nesta segunda-feira

Confira a agenda de vacinação contra a covid-19 para a semana de 11 a 18 de julho Próximo

Confira a agenda de vacinação contra a covid-19 para a semana de 11 a 18 de julho

Geral