Santa Maria

Constante falta de água na cidade acirra relação entre população e Corsan

Pâmela Rubin Matge


Foto: Charles Guerra (Diário)/Na Região Sul da cidade, cerca de 20 famílias estão sem água desde o dia 19 de janeiro

Breves interrupções de duas ou três horas no abastecimento de água já causam transtornos, principalmente, em pleno verão. Imagine ficar dois, três ou até 10 dias sem uma gota na torneira. O problema é reincidente e atinge bairros de diferentes regiões de Santa Maria. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresenta, caso a caso, justificativas técnicas, mas não convence os moradores. As rotinas prejudicadas resultam em reclamações, acúmulo de protocolos, linhas telefônicas de atendimento ao cliente congestionadas, reuniões comunitárias, apelos ao Procon e, em um dos casos, até abaixo-assinado encaminhado ao Ministério Público (MP).

_ Aqui perto do Minuano, está um caos. É um direito básico, está previsto em lei e vamos ao Procon. A gente liga, e eles (Corsan) somem com os protocolos. Ou dão prazos que não cumprem. Quem tem poço artesiano se vira, mas quem não tem dinheiro para investir nisso? Não aguentamos mais carregar baldes com água _ protesta Querlei Bastos dos Santos, 32 anos, que sofre com a falta de abastecimento desde o dia 19 de janeiro.

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Foto: Lucas Amorelli (Diário) /Na Região Oeste, comunidade organizou um abaixo-assinado reivindicando a normalização do abastecimento

O superintendente regional da Corsan, José Epstein, assegura, contudo, que, nos períodos de verão, mesmo com o aumento da demanda, o atendimento é dentro do prazo previsto. Muitos são problemas pontuais, e a concessionária tem equipes e maquinário suficientes, além de nove conjuntos de retro-caçamba e outros 40 veículos nas atividades operacionais e comerciais. As solicitações são registradas pelos canais de atendimento, atendidas e gerenciadas conforme as prioridades. Os clientes cadastrados ao sistema da Corsan recebem um comunicado do atendimento por SMS. Os canais disponíveis são o 0800-646-6444 e o atendimento online pelo site da Corsan.

_ Mantemos o bom relacionamento, seja por nossos canais ou quando somos procurados pelo Procon ou pela Ouvidoria municipal. O que pode acontecer é de as pessoas terem de esperar durante as ligações quando há alguém na frente _ acrescenta a chefe da unidade local da Corsan, Andreia Zanini.

As reivindicações dos santa-marienses chegaram ao Legislativo. O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas (PRB), levou o tema ao secretário estadual de Obras, Habitação e Saneamento, Fabiano Pereira, durante uma reunião em Porto Alegre na tarde da última terça-feira. O secretário informou que todas as medidas então sendo tomadas.

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RESSARCIMENTO
Desde o dia 19 de janeiro, clientes da Corsan que ficarem mais de 24 horas sem fornecimento de água podem ser ressarcidos. O abatimento virá na conta de água e será calculado com base no valor médio consumido nas últimas seis contas, relativo ao tempo em que a água faltou. A partir do ano que vem, o ressarcimento será pago para faltas de água a partir de 12 horas de duração. 

Em Santa Maria, clientes devem procurar a unidade da Corsan na Rua Coronel Niederaurer, 1.355.

Foto: Charles Guerra (Diário) /Dona Sarita tenta reorganizar a rotina doméstica para aproveitar a água que não vem pelas torneiras há 10 dias

OS PROBLEMAS EM CADA REGIÃO
REGIÃO SUL - Cerca de 20 casas ao longo da Estrada Antônio Ovídio Severo, próximo ao antigo Frigorífico Duarte, estão sem água nas torneiras desde o dia 19 de janeiro. Segundo os moradores, o problema começou em junho, com a retirada de uma bomba de pressão que abastecia a região. Em novembro, a interrupção do serviço se agravou, e engenheiros da Corsan informaram que a causa poderia ser um vazamento subterrâneo, mas nada foi feito.Na casa de Sarita Paz Aquino, 58 anos, o banho e os serviços domésticos dependem totalmente da água armazenada em um reservatório (caixa d'água) a metros da casa. Desde o dia 19, quando o problema começou, o caminhão-pipa foi ao local apenas três vezes.

- Na primeira vez, a água veio da cor da tirada do açude. No início da semana, eles fizeram uma reunião aqui porque está difícil. Banho só de caneco, e a mulher faz pão para vender, tem que ter água, deixar tudo limpinho. A conta segue vindo todo mês, né?  - conta o aposentado Nei Gonçalves Estefano, 56 anos, marido de Sarita. 

O que diz a Corsan _ Trata-se de uma região elevada e, com os consumos mais elevados no verão, isso causa problemas com a pressão da água. Está sendo montado um sistema de bombeamento para pressurizar a água da região nos horários de necessidade. A previsão de conclusão é na metade da próxima semana.


REGIÃO OESTE -Famílias da Vila Pôr do Sol, no Bairro Nova Santa Marta, estão sem água desde o último domingo. A revolta da dona de casa Beatriz Kosman, 48 anos, que mora na Rua N, é ainda maior, pois, segundo ela, a companhia nem sequer avisou os moradores da interrupção: 

- Não disseram nada, e a gente liga para lá e só dizem que vão arrumar, mas não arrumam. É só demora. Estamos fazendo um abaixo-assinado e estamos apelando ao Ministério Público.

Na última semana, além do Bairro Nova Santa Marta, os bairros Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Juscelino Kubistchek (na Vila Prado) ficaram cerca de cinco dias sem água durante a interligação de uma tubulação. Os locais também passam por estudos técnicos para verificar se há áreas de vazamento e se há ligações clandestinas.

O que diz a Corsan - As últimas paradas realizadas há duas semanas foram necessárias para a interligação de uma adutora no local. Estão sendo concluídos os blocos de ancoragem, com concreto, para dar sustentação à estrutura interligada. Para entrar em operação, é preciso obedecer ao tempo de "cura" da estrutura de concreto. O serviço será concluído em um mês (com interrupções pontuais). Na Vila Pôr do Sol, especificamente, a companhia está fazendo um estudo de vazamento na região.

REGIÕES CENTRO-LESTE E LESTE - Moradores dos bairros São José, Camobi e de residenciais como Monte Bello e Moradas sofrem com constantes faltas d'água ou pouca pressão nas torneiras desde o ano passado. 
O que diz a Corsan - As últimas paradas no fornecimento de água, há duas semanas, foram necessárias para a interligação de uma adutora. Estão sendo concluídos os blocos de ancoragem, com concreto, para dar sustentação à estrutura interligada. Para entrar em operação, é preciso obedecer ao tempo de "cura" da estrutura de concreto. O serviço será concluído em duas semanas (com interrupções pontuais).


REGIÃO CENTRO
 - Famílias da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, reclamam da constante falta de pressão da água ou interrupção no abastecimento. Moradores de um prédio da avenida já somam quatro dias sem o serviço. 

Foto: Charles Guerra (Diário)/Na Região Sul da cidade, cerca de 20 famílias estão sem água desde o dia 19 de janeiro
O que diz a Corsan - Até as 18h desta quarta-feira, a Corsan ainda estava verificando o problema.


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