Foto: UFSM/Divulgação
Representantes do Território Imembuí na conferência. Aline pelo IFFAR; Marcelo Lusa e Vinicius Matte pela Unipampa; Ana Paula Corrêa e Victor Maffini pela Quarta Colônia; André Borba, Adriano Figueiró e Flavi Lisboa pela UFSM; e Álvaro Machado, representante da SETUR -RS.
Durante cinco dias, delegações de mais de 50 países se reúnem em Temuco, no Chile, para a 11ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco. Entre eles estão uma comitiva de representantes do Geoparque Quarta Colônia e Geoparque Caçapava, ambos da Região Central do Estado. O encontro segue até sexta-feira (12).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante essa quinta-feira (11), está programada uma saída de campo no Geoparque Mundial da Unesco Kutralküra, anfitrião da conferência. O encontro é simbólico e reafirma o compromisso dos geoparques e dos envolvidos no desenvolvimento turístico e sustentável, como é o caso da Universidade Federal de Santa Maria, que desenvolve o desenvolvimento regional por meio do projeto Território Imembuy.
Entre os presentes estavam o coordenador científico do Geoparque Caçapava, André Borba; o coordenador científico do Geoparque Quarta Colônia, Adriano Figueiró; pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho. Além deles, também representavam o projeto Território Imembuy na conferência, profissionais do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), da Unipampa e Secretaria de Turismo do Rio Grande Sul (Setur).
No encontro, houve uma eleição para a nova diretoria executiva do Global Geoparks Network – GGN. Com isso, o coordenador científico do Arouca Geoparque Mundial da Unesco em Portugal, Artur Sá, foi eleito presidente da Rede Global de Geoparques.
Geoparque Quarta Colônia e Caçapava
Municípios que integram os Geoparques
- Agudo
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Nova Palma
- Ivorá
- São João do Polêsine
- Pinhal Grande
- Restinga Sêca
- Silveira Martins
- Caçapava do Sul
A 10ª edição da conferência foi em setembro de 2023, em Marrakech, no Marrocos.
Leia mais sobre os geoparques:
- Um ano depois, o que representa o selo da Unesco para o geoparque Quarta Colônia
- O que avançou nos geoparques da região depois do selo Unesco
- Geoparque Caçapava recebe selo da Unesco com expectativa de investimentos em turismo, preservação da natureza e incentivo a ações de educação patrimonial