Foto: Vinicius Becker (Diário)
Os 17,4 quilômetros que separam São Martinho da Serra de Santa Maria no Bairro Caturrita estão perto de deixar o passado de poeira e buracos para trás. Uma reivindicação de mais de cinco décadas da população está saindo do papel com o avanço do asfaltamento da ERS-516, realizado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Hoje, 13 quilômetros da via já estão concluídos e liberados, aguardando apenas a sinalização definitiva. Para o término, cerca de quatro quilômetros ainda precisam ser asfaltados. A previsão do Daer para conclusão é o mês de julho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem percorreu o trecho e constatou que o asfalto pronto vai até a ponte sobre o Rio Ibicuí. A partir dali, a paisagem muda e dá lugar a um canteiro de obras ativo. Nos quatro quilômetros restantes, os trabalhos estão em estágio de compactação, com pequenos trechos necessitando da colocação de brita fina e da base para receber a camada asfáltica. Enquanto a obra não avança para os metros finais, o trânsito segue bloque do logo após a ponte, exigindo que os motoristas utilizem um desvio de terra onde a poeira ainda é um obstáculo diário.
Impulso econômico

A administração municipal projeta grandes saltos de desenvolvimento com a conclusão do trecho. O prefeito de São Martinho da Serra, Robson Flores da Trindade (União Brasil), destaca que os benefícios vão muito além da logística, impactando diretamente a economia e a saúde da população.
– A pavimentação da RS-516 implica muito de forma positiva na vida dos moradores. São apenas 17 km, mas que de estrada de chão batido dificultava e muito o acesso. Hoje, além de facilitar o deslocamento das pessoas que trabalham em Santa Maria, facilita na área da saúde, no deslocamento de pacientes que, muitas vezes, necessitam que o transporte seja realizado de forma imediata e urgente. Além disso, tem a questão econômica, principalmente no desenvolvimento do turismo, já que o município tem um potencial enorme. Esperamos que, com a ligação asfáltica, algumas empresas venham se instalar no município e oferecer essas vagas de emprego que são tão necessárias para a população martinense – afirma o prefeito.
Falta de acostamento e riscos na via

Por mais que a rodovia represente um avanço importante, a reportagem observou que algumas deficiências chamam a atenção nos trechos já entregues. Nos 13 quilômetros concluídos, ainda faltam locais para serem devidamente sinalizados. Além disso, o acostamento é inexistente em toda a extensão pavimentada, somando-se à presença de mato alto nas margens.
Por ser um trajeto curto, há dezenas de propriedades rurais espalhadas pela rodovia. Com a falta de espaço lateral, os moradores relatam que se torna perigoso entrar e sair das residências, já que o acesso ocorre direto na via, sem um recuo seguro. Os únicos espaços que contam com recuo dedicado ao longo do trecho são as paradas de ônibus.
Não é incomum passar pela rodovia e encontrar ciclistas, pedestres e animais circulando e dividindo o espaço com os carros na pista principal. A preocupação da comunidade com a segurança aumenta porque a rodovia apresenta um fluxo acentuado de veículos pesados, como caminhões-caçamba, que circulam a todo momento.
"A precariedade das condições da estrada era o maior problema"

Para a maioria dos moradores, a obra já representa qualidade de vida. O aposentado Alcibaldo Almeida, 67 anos, morador da localidade de Perau Novo há cinco anos, relata que a esposa se desloca diariamente a Santa Maria para trabalhar e comemora as melhorias.
– A precariedade das condições da estrada era o maior problema, muito malcuidada. Já melhorou bastante e agora, claro que 100% vai melhorar, vai facilitar enormemente o deslocamento – avalia ele.
O sentimento é compartilhado por Adão Pereira Pazato, 69 anos, também aposentado.
– Antes, era poeira dentro de casa, limpando toda hora. Agora, que estão compactando não tem tanto pó, vai melhorar bastante a vida – relata.
Raio X da obra
Iniciada em setembro de 2021, a obra já passou por diversos adiamentos. Em resposta aos questionamentos da reportagem, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que a pavimentação do acesso asfáltico a São Martinho da Serra pela ERS-516 tem previsão de ser concluída no mês de julho.
De acordo com o órgão estadual, 83% da rodovia estão concluídos, restando finalizar a base de brita graduada e a camada asfáltica nos trechos finais. O Daer destacou que, até o momento, a obra recebeu um investimento de R$ 31 milhões e que devem ser aplicados ainda R$ 2,5 milhões para a conclusão da pavimentação.
- Extensão total: 17,4 km
- Andamento: 83% da rodovia concluída
- Investimento executado: R$ 31 milhões
- Investimento restante: R$ 2,5 milhões
- População beneficiada: Mais de 3.500 habitantes da Região Central
- Início dos trabalhos: Setembro de 2021
- Previsão de conclusão: Julho de 2026