2ª Festa do Azeite de Oliva reúne grande público em Caçapava do Sul

Fotos: Guilherme Félix/Publique Agência

Com ampla programação, 2ª Festa do Azeite de Oliva reuniu grande público em Caçapava do Sul. O evento ocorreu de 6 a 8 de outubro, no Largo Farroupilha. A comissão organizadora estima que, ao menos, 30 mil pessoas tenham participado do evento nos três dias. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– Este é um resultado acima do esperado. Abrange uma melhoria em todos os produtos ofertados na Festa, que neste ano incluiu praça de alimentação, artesanato e o jantar harmonizado, além de onze marcas de azeites. Houve uma intensa visitação de turistas e percebemos uma grande aceitação, por parte dos visitantes, do formato atual da feira. E clima colaborou – afirmou o presidente da ACIC, Eraldo Vasconcelos

Ao longo da semana, a secretaria de Cultura e Turismo do município fará o levantamento da ocupação hoteleira e dos atendimentos feitos pelas agências de turismo.

Espaço no calendário oficial do Estado

Logo após a abertura da segunda edição na sexta-feira (6), um projeto que busca inserir a Festa do Azeite de Oliva no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul foi entregue formalmente à organização da celebração.

Para o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida, presidente da Frente Parlamentar das Oliveiras e autor da proposta, o respaldo que a Festa do Azeite de Oliva tem dos governos federal e estadual, desde a sua primeira edição, demonstra a importância deste encontro para o setor oleícola. O texto deve ser encaminhado em breve para a Comissão de Constituição e Justiça. 

– Se ele receber parecer favorável, já tem um trâmite conclusivo. Até o final do ano, pode se tornar lei e a festa do ano que vem já constar no Calendário Oficial do Estado e na Agenda Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul – comentou.

Na presença dos também deputados estaduais Felipe Camozzato e Luiz Fernando Mainardi, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, recebeu o documento.  A inserção no Calendário Oficial deve facilitar, no futuro, a captação de patrocínios e estimular a participação de financiadores.

Apoio federal

Na manhã deste sábado (7), o evento recebeu a visita oficial do ministro Paulo Pimenta. Esta foi a primeira vinda dele ao município desde que assumiu a Secretaria de Comunicação do Governo Federal.

No encontro, que ocorreu na secretaria do Clube União, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes, traçou o panorama nacional do setor – apontando os problemas de classificação de azeites importados, que erroneamente recebem o rótulo de extravirgem e induzem o consumidor ao erro. Ele pontuou a importância do evento para os produtores brasileiros, que trabalham para conquistar espaço no mercado interno.

O produtor geral da Festa do Azeite de Oliva, Ignácio Lemos, agradeceu o apoio dado pelo Governo Federal ao evento e a receptividade que a comissão teve quando foi a Brasília, no mês de abril. Estima-se que, dos R$ 344 mil aplicados na Festa em patrocínios diretos, 52% foram investidos pelo Governo Federal (através do Banco do Brasil e do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MDA).

– São recursos vindos de fora do município que movimentam a economia local de Caçapava do Sul. Quer seja pela contratação de serviços e produtos pelo evento, quanto pela movimentação que a Festa gera em hotéis, restaurantes e na comercialização de azeites, artesanatos e alimentos nos três dias de realização – detalhou Lemos. 

Em diálogo com o ministro Paulo Pimenta, Lemos ressaltou que todos os espaços de estandes foram ofertados sem qualquer custo. Tanto os produtores de azeite de oliva, quanto os restaurantes e os artesãos participaram gratuitamente. 

– Esta é uma contrapartida social única para um evento deste porte – observou ele.

Conforme Lemos, o projeto da Festa do Azeite de Oliva para 2024 já está enquadrado e aprovado na Lei Rouanet, sendo autorizado captar cerca de R$ 900 mil. Com isso, a projeção é que o evento possa triplicar de tamanho.

O novo momento que Caçapava do Sul vive devido ao protagonismo construido na cadeia oleícola e a inclusão no programa de Geoparques Mundiais da Unesco foi um dos pontos citados por Pimenta, que reafirmou o apoio do Governo Federal para a terceira edição do evento.  

*com informações da assessoria de comunicação da Festa do Azeite de Oliva

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festival do Churrasco e da Cuca leva mais de 3 mil pessoas até distrito de Santa Maria Anterior

Festival do Churrasco e da Cuca leva mais de 3 mil pessoas até distrito de Santa Maria

38º Oktoberfest de Santa Cruz do Sul: confira como foi o primeiro fim de semana do evento Próximo

38º Oktoberfest de Santa Cruz do Sul: confira como foi o primeiro fim de semana do evento

Geral