Eduardo Ramos (Diário)
Depois de ter recebido redutores de velocidade em setembro do ano passado, após uma série de acidentes graves, incluindo até acidente com morte, a Faixa Velha de Camobi (ERS-509 ou Avenida Evandro Behr) ganhou um novo conjunto semafórico que contempla os dois sentidos da Avenida Evandro Behr, no Bairro Camobi, nas proximidades com a Avenida Roraima.
O equipamento foi instalado e entrou em funcionamento nesta quinta-feira (20). Para os pedestres, o diferencial é um botão que dá o sinal vermelho para os motoristas pararem e possibilitar a travessia da via a pé. Os semáforos seguem acompanhados das quatro fileiras transversais com tachinhas reflexivas, que obrigam os motoristas a reduzirem a velocidade, e que foram instaladas no ano passado.
A instalação é uma parceria do município com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Por isso, uma equipe da Secretaria cooperou com apoio no suporte de material e a instalação do equipamento. Já o Daer atuou com a parte de logística, com caminhão e cesta para o auxílio no serviço.
– Como o local foi identificado com alto índice de sinistralidade. O objetivo do novo semáforo é facilitar a travessia de pessoas e de ciclistas, além de proporcionar mais fluidez ao tráfego de veículos na Avenida Evandro Behr. Os dispositivos em postes ligados aos novos conjuntos semafóricos, estão nos dois sentidos da avenida – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
Histórico de acidentes
No dia 7 de junho de 2022, um idoso de 77 anos morreu atropelado nesse trecho. Em 15 de agosto, uma mulher foi arremessada após ser atingida por um veículo. Um carro parou para a pedestre atravessar e foi atingido por outro veículo e por um caminhão. Com a batida, a traseira do carro ficou destruída. A pedestre ficou ferida, mas sem gravidade. Esses são só alguns dos recentes acidentes no local.