Adoção responsável

Clube Amigos dos Animais organiza feira para adotar 80 cães 'órfãos' de Santa Maria

Jaiana Garcia

"

Os 80 cães deixados por uma mulher que morreu no último domingo em Santa Maria vão ganhar banho, serão desverminados e castrados nos próximos dias. O Clube Amigos dos Animais acertou com a família de Maria Dorilda Hallberg, 65 anos, vítima de câncer, que ficará com a tutela dos cachorros até que eles sejam adotados.

Uma feira de adoção e doação de produtos de limpeza e ração está sendo organizada para o próximo fim de semana, na Praça dos Bombeiros (sem horário definido ainda). Amanhã, os voluntários do clube devem fazer uma contagem e identificação dos cães, que também serão fotografados e cadastrados.

— Nós vamos seguir pagando o aluguel da casa até que todos sejam adotados e também vamos pagar o salário da doméstica que trabalhava com a dona Dorilda para que ela fique limpando e cuidando dos animais. Esse recurso será dividido entre os voluntários do clube, não vamos pegar doação em dinheiro de ninguém — afirma a veterinária Marlene Nascimento, presidente do clube.

Além da castração, Marlene pretende implantar microchips nos cães antes de disponibilizá-los para adoção.

O município possui uma lei que obriga a identificação eletrônica de todos os animais domésticos da cidade. A lei, de acordo com Marlene, não tem sido cumprida.

— Está tudo parado. A prefeitura só precisa criar um site para cadastro destes animais, quem vai colocar os chips são os veterinários particulares, mas isso não aconteceu ainda — observa.

A veterinária também pede que quem quiser ajudar entre em contato com o clube pelo telefone (55) 3222-3791 e evite ir até a casa onde estão os animais. Conforme ela, os cachorros têm sentido a falta da dona e ficam estressados com a presença de estranhos.

Câmara cobra medidas da prefeitura

A herança de 80 cães deixada pela contadora foi assunto na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da tarde desta terça. Os vereadores encaminharam um documento cobrando a aplicação das leis de identificação eletrônica e da criação da Central de Controle e Bem Estar Animal, ambas aprovadas em 2012.

— Estamos encaminhando hoje um novo documento exigindo ao prefeito que a lei seja cumprida. Queremos uma posição do Executivo, porque orçamento nós sabemos que tem para isso — afirma o vereador Manoel Badke (DEM).

O secretário de Meio Ambiente do município Antônio Carlos Lemos não foi encontrado nesta tarde para comentar o assunto. O secretário-adjunto, Carlos Buzatti, admitiu que algumas cláusulas das duas leis ainda precisam ser regulamentadas. Segundo ele, a secretaria não tem quadro funcional (médicos veterinários) para atender as demandas e também não possui recursos para colocar a central em funcionamento.

— O que nós temos feito é buscar parcerias para ajudar na adoção dos animais abandonados, assim como atuamo"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Duplicação da Faixa Velha de Santa Maria não fica pronta neste ano

Próximo

Jovem é assaltada no Centro de Santa Maria

Geral