Reconhecimento

Cientista de São Gabriel recebe prêmio internacional no dia 26 

Diário de Santa Maria

O município de São Gabriel prestou reconhecimento oficial ao cientista e epidemiologista Cesar Victora, 65 anos, por suas contribuições à saúde no mundo. Nascido no município da Fronteira Oeste, Victora receberá no dia 26, no Canadá, um prêmio internacional por suas pesquisas sobre a importância no aleitamento materno, o que permite salvar milhões de crianças ao redor do planeta.

Cientista Cesar Victora, gabrielense, epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas, vencedor do Prêmio Sylvio Torres da Fapergs e do Prêmio Gairdner 2017, do Canadá.
Foto: Prefeitura de São Gabriel / Divulgação

Neste mês, o prefeito Rossano Dotto Gonçalves (PDT) encaminhou correspondência a Victora para cumprimentá-lo pelo Prêmio Gairdner 2017, na categoria Saúde Global, que reconhece contribuições à saúde realizadas em países em desenvolvimento. Essa é a maior condecoração científica da América. O prêmio será entregue durante uma cerimônia de gala em Toronto. Junto, o cientista receberá cerca de R$ 230 mil para investir nas pesquisas.

 Caçapava do Sul está representada na maior feira de negócios do Sul do país

Os vencedores do prêmio Gairdner costumam ser apontados para o Prêmio Nobel nos anos posteriores. Nesse sentido, a condecoração ao médico gabrielense poderá render o primeiro Nobel a um brasileiro.

Victora também receberá o Prêmio Sylvio Torres, maior condecoração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Epidemiologista é professor da UFPel

Morador de Pelotas, onde é professor e coordena o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Victora detectou, na década de 80, uma relação direta entre amamentação exclusiva e prevenção da mortalidade infantil. As pesquisas, feitas com base em dados levantados em 10 cidades gaúchas, ajudaram a reorientar políticas globais de saúde pública, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Professor da região integra ONG que ganhou o Prêmio Nobel da Paz   

O estudo revelou que o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida reduzia em 14 vezes o risco de óbito infantil por diarreia e em 3,6 vezes o risco de óbito infantil por infecções respiratórias. Hoje, os resultados da pesquisa de Victora se tornaram normativas em diversos países do mundo, modificando os índices de mortalidade infantil.

_ Sentimos orgulho pelo fato de um gabrielense, que saiu da nossa terra ainda criança, ser hoje responsável pelo salvamento da vida de milhões de outras crianças como ele foi um dia, na nossa São Gabriel que ainda gera talentos notáveis para o mundo _  ressaltou o prefeito Rossano no documento enviado a Victora. 

* Com informações da prefeitura de São Gabriel 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: Liberdade opressora

Próximo

Região contabiliza danos em 200 residências causados pela chuva

Geral