coronavírus

Cerca de 50 pessoas em situação de rua serão acolhidas no CDM

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Objetivo é manter o isolamento das pessoas e evitar a contaminação do coronavírus

Cerca de 50 pessoas, entre homens e mulheres, que estão em situação de rua em Santa Maria devem ser alojadas no Centro Desportivo Municipal (CDM) até a próxima quinta-feira. No sábado, equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cultura, Esporte e Lazer começaram a organizar a estrutura para receber o público em três ginásios (à esquerda de quem acessa o local pela Rua Appel). Colchões e materiais de higiene devem ser levados para o espaço. A comida do Restaurante Popular será enviada ao CDM para abastecer os alojados. O objetivo é manter o isolamento. Nesta segunda-feira, a prefeitura deve contar com o apoio do Ministério Público para viabilizar a ação. 

Está com suspeita de coronavírus? Saiba onde procurar ajuda em Santa Maria

_ Queremos criar o melhor espaço possível para que ninguém queira retornar à rua. Não é possível obrigá-los e, por isso, temos questões legais e sanitárias para alinhar. Profissionais da saúde estão analisando com serão as abordagens _ informou Givago Ribeiro, secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer.

Inquilinos à margem urbana

Entre as 50 pessoas que integram o levantamento prévio da prefeitura, 25 já estão na Casa de Passagem do município. A ideia é que o isolamento também mantenha o maior distanciamento possível entre as pessoas. Conforme a coordenadora da instituição, Margarida Mayer, na última semana, o local adotou medidas de prevenção e, desde sábado, foi determinado que ninguém mais entrasse na casa:

_ A situação requer isolamento e já estamos além da nossa capacidade, pois temos alojamentos coletivos. Nosso esforço tem sido em pedir para os acolhidos mudem hábitos, mantenham distância um do outro. Estamos organizando a hora da refeição por grupos pequenos e, antes de comer, todos lavam as mãos e passam álcool gel. A higienização dos banheiros é feita a cada turno, e o refeitório higienizado após cada refeição. Neste momento, cada um que chega aqui na Casa de Passagem, tentamos achar alternativas como aconselhar que vá para a casa de um familiar, um conhecido, pois a maioria ainda tem algum vínculo, ainda que conflituoso. É o que se tem a fazer, pois temos idosos aqui dentro

Dos 25 acolhidos, 5 são mulheres e 20 são homens. Entre eles, há três idosos e um homem acamado, com dificuldades de locomoção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Transporte público terá restrições de uso a partir de segunda-feira

Próximo

Primeiro paciente com coronavírus circulou em Santa Maria por sete dias

Geral