O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Santa Maria, que Avenida Borges de Medeiros, bairro Nossa Senhora do Rosário, foi arrombado e furtado nesta quarta-feira. Essa é a terceira ação dos bandidos em cinco meses. Nesta madrugada, os criminosos quebraram janelas, desaparafusaram grades e fugiram com um computador.
Conforme dentistas que conversaram com a reportagem, os ladrões tentaram acessar o prédio por meio de uma janela da frente. A janela foi quebrada e a veneziana foi forçada. Como não conseguiram entrar por ali, arrombaram uma janela lateral, que era protegida por uma grade. Ela foi desaparafusada e uma janela foi quebrada. Dentro de uma sala, onde um dentista faz as consultas, os bandidos quebraram uma câmera de segurança e fugiram com um computador, onde estavam dados de pacientes.
Escola de Santa Maria suspende aulas, após ser arrombada pela terceira vez
Em 15 de fevereiro, três computadores, que também continham dados de pacientes, foram furtados do CEO após o local ter sido arrombado. A porta da frente, na época, era protegida apenas por um cadeado.
O CEO atende, em média, 20 pessoas por dia nas áreas de prótese, periodontia e faz cirurgias de média complexidade. Há cinco profissionais atuando e que ameaçam, inclusive, paralisar atividades caso não sejam dadas melhores condições de segurança.
O registro da ocorrência policial seria feito junto à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) na manhã desta quarta.
Em 18 dias, 8 mercados são alvos de assaltantes em Santa MariaO que mudou desde fevereiro
De acordo com a dentista Ilkka Bopp de Azevedo, que faz atendimentos no CEO, quatro dias depois da conversa com a reportagem em fevereiro, a administração municipal providenciou grades para dar melhores condições de segurança a pacientes e servidores.
Nós acreditávamos que com isso a situação iria melhorar. Inclusive, a gente trabalhava com as grades fechadas. Mas nós nunca imaginamos que iam pular o portão do lado, que dá acesso a uma creche, remover uma grade que tinha ali e mais a janela com o vidro diz Ilkka.
De acordo com ela, o prédio do CEO é antigo e precisa de uma reforma. Outros profissionais que prestam atendimento contam que, como o muro que delimita a área do CEO é baixo, é comum que indigentes ocupem a área da frente, impedindo o acesso à casa. Houve uma situação onde um deles, acordado pelos servidores, se irritou e ameaçou agredi-los, o que exigiu chamar Guardas Municipais.
Leia outras noticias de Geral e Polícia
O que diz a prefeitura
Conforme a administração municipal, será solicitado o boletim de ocorrência policial e foi acionada a empresa de vigilância, a equipe de manutenção e a seguradora para ir ao local.
Há um projeto em tramitação junto à Caixa Econômica Federal, há mais de um ano, para ampliação do CEO, no entanto, ainda, não há sinalização para que ele seja colocado em prática.
No fim do ano passado, acredito, tanto o prédio do CEO quanto o da Escola Darcy Vargas, que fica do lado, passaram do Governo Federal para o municipal. Com isso, agora, é possível fazer projetos nesse sentido a partir do município disse à reportagem o superintendente da Secretaria de Saúde Marcelo Dalla Corte.
Para a prefeitura, a con"