Diário nos Bairros

Centro Comunitário oferece atividades e alimentação a mais de 100 crianças no bairro Carolina 

Dandara Flores Aranguiz

"

O prédio onde, desde 2013, funciona o Centro Comunitário Infantil da Carolina é conhecido por abrigar, também, uma das sete cozinhas comunitárias de Santa Maria, que funciona em parceria com a prefeitura e com o projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Leia mais notícias da coluna Diário nos Bairros

Além de fornecerem refeições a mais de cem crianças e adolescentes, o projeto social gerido pelo Centro Comunitário oferece oficinas de artesanato para a comunidade e acompanhamento pedagógico de reforço escolar no período inverso ao da escola aos pequenos que são cadastrados.

– A instituição existe desde 2001. A gente sempre prioriza o trabalho com a família. O alimento não é o mais importante, mas, sim, a parte afetiva. O retorno que nós temos é a gratidão e a alegria de ver se abrindo um caminho na vida dessas pessoas. É um trabalho de amor e dedicação, onde se busca resgatar, também, a dignidade – comenta Vânia Collares, coordenadora do Centro Comunitário.

De segunda a sexta-feira, as crianças recebem o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde. O trabalho da cozinha é coordenado por Lisiane Ávila Ramos, que conta com mais três voluntárias, que, desde cedo, ajudam no preparo dos alimentos.

– Eu chego aqui às 7h30min e só saio depois que o serviço está terminado, e a louça, lavada – afirma Lisiane.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Ao todo, cerca de 20 voluntários trabalham no local. Nas segundas, terças e quartas à tarde, são realizadas as oficinas de pintura em tecido, biscuit, crochê e iniciação à costura. De segunda à quinta, também pela parte da tarde, as crianças da 1ª a 6ª série participam de atividades pedagógicas de reforço escolar.

– Eles fazem as tarefas da escola, estudam para as provas, a gente ajuda em alguma área que eles têm dificuldade e também são feitas atividades lúdicas. A gente acompanha a evolução deles e nota que melhora bastante – diz Nilvia Almeida, coordenadora pedagógica do projeto.

Hoje, Ana Paula da Rocha, 20 anos, dá aulas de biscuit aos menores. Ela frequenta o projeto desde 2005, quando ainda era pequena. Com o tempo, resolveu transmitir o conhecimento adquirido ali aos mais novos.

– A gente ensina, mostra valores para eles. É um prazer fazer parte disso, de ver que isso pode mudar eles, pode dar um caminho diferente.

PARA AJUDAR

O Centro Comunitário Infantil da Carolina aceita doações de roupas, calçados e cobertores para o brechó. Também são aceitos materiais escolares para as atividades de reforço dos alunos
Endereço – Rua Pedro Álvares Cabral, 218, bairro Carolina
Telefone – (55) 9956-2217, com Vânia

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ponte cede após queda de máquina agrícola e caminhão em Cacequi

Próximo

Preso o terceiro suspeito de assaltar pedestre no Centro de Santa Maria 

Geral