Candidatos ao governo federal fazem estreia na propaganda eleitoral da rádio e da TV

Redação do Diário

Candidatos ao governo federal fazem estreia na propaganda eleitoral da rádio e da TV
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Neste sábado (27), às 13h, seis postulantes à presidência da República, nas eleições de 2022, fizeram a primeira estreia na propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão aberta. Neste horário, os candidatos se apresentaram e falaram sobre as propostas de governo.

Na última sexta-feira (26), os candidatos a governador, senador e deputado estadual realizaram a primeira propaganda nas emissoras. Neste sábado, além dos postulantes ao Palácio do Planalto, também se apresentaram aos eleitores, os candidatos a deputado federal.

A propaganda eleitoral gratuita segue até o dia 29 de setembro em dois horários no rádio, em dois horários na TV, além das inserções ao longo da programação.

Leia também

Candidatos ao governo do Estado participam do primeiro dia de propaganda eleitoral gratuitaRádio CDN entrevista candidatos ao SenadoRegião Central representada por pelo menos 54 candidatos a deputados

Confira o que disseram os candidatos à presidência da República*

Ciro Gomes (PDT)

Em 52s de propaganda, Ciro Gomes, do Partido Democrático Brasileiro (PDT), salientou que representa um caminho de mudança para o país.

“A verdade é uma só. No Brasil de hoje, a vida só melhora para os ricos e para determinados tipos de políticos: os oportunistas e os corruptos. É esse sistema que eu quero mudar”

Felipe D’Avila (Novo)

Com apenas 22s, o menor tempo entre os candidatos, Felipe D’Avila, do partido Novo, apenas se apresentou como uma alternativa em meio a polarização do país.

“Chega desse país dividido. Chega de escolher sempre o menos pior”

Jair Bolsonaro (PL)

Em 2m38s, Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), enfatizou que no seu governo houve geração de empregos, além do enfrentamento à pandemia da Covid-19 e à seca. Bolsonaro ainda garantiu que o Auxílio Brasil será mantido após o período previsto para acabar, em dezembro deste ano.

“Os preços dos combustíveis foram lá pra baixo, e os empregos voltam a crescer de forma cada vez mais robusta. Quanto mais liberdade tivermos, mais empregos serão criados. E atendemos também 20 milhões de famílias com o Auxílio Brasil, atualmente de R$ 600, e esse valor será mantido”

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O discurso do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) teve como foco a reconstrução do país. Com o maior tempo de propaganda, 3min39s, Lula citou que a fome, o preço dos alimentos e do salário mínimo são problemas preocupantes.

“Como é que este país tão rico retrocedeu tanto? Como pode um governante não se importar com o sofrimento de tanta gente? Provamos que o Brasil pode ser um país mais justo e respeitado. E garanto para vocês: a vida do povo vai melhorar. Já fizemos uma vez e vamos fazer melhor!”

O vice candidato pelo PT, Geraldo Alckmin, também apareceu na propaganda e reforçou que Lula é a alternativa certa para o país.

Simone Tebet (MDB)

A candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Simone Tebet, usou os seus 2m20s para contar sobre sua trajetória acadêmica e política. Dentre os destaques do discurso, estava sua atuação durante a CPI da Covid. Na propaganda, Simone também teceu críticas ao cenário atual do país.

“A política está sendo uma decepção para todo mundo. Enquanto eles brigam eu vou trabalhar sério, assumindo compromissos, fazendo propostas para mudar de verdade a vida dos brasileiros. Comida mais barata, saúde, educação, emprego e oportunidades”

Soraya Thronicke (União Brasil)

Nos 2min10s de propaganda, Soraya Thronicke, candidata pelo União Brasil, falou sobre a crise econômica do país. Ela, que também é senadora do Mato Grosso do Sul, destacou que é necessário acabar com a pobreza e que não admitia chamar “a fome de insegurança alimentar” ou “os mais pobres de menos favorecidos”.

“Por que eu quero ser presidente? Porque não dá mais para conviver entre o medo e o ódio. Com desigualdades e injustiças. Não dá mais para voltar aos erros do passado nem errar de novo”

*Em ordem alfabética**Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Sofia Mazano (PCB) e José Maria Eymael (DC) não tem espaços na propaganda eleitoral da TV porque não atingiram a cláusula de barreira***Roberto Jefferson (PTB) não se apresentou neste sábado

Propaganda eleitoral gratuita

Horários

No rádio

Presidente da República – Às terças, quintas e sábados, das 7h às 7h12m30s e das 12h às 12h12m30sGovernador de estado ou do DF – Às segundas, quartas e sextas, das 7h15min às 7h25min e das 12h15min às 12h25minSenador – Às segundas, quartas e sextas, das 7h às 7h05min e das 12h às 12h05min,Deputado federal – Às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12m30s às 7h25min e das 12h12m30s às 12h25minDeputado estadual e distrital – Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h05min às 7h15min e das 12h05min às 12h15min

Na TV

Presidente da República – Às terças, quintas e sábados, das 13h às 13h12m30s e das 20h30min às 20h42m30sGovernador de estado ou do DF – Às segundas, quartas e sextas, das 13h15min às 13h25min e das 20h45min às 20h55minSenador – Às segundas, quartas e sextas, das 13h às 13h05min e das 20h30min às 20h35minDeputado federal – Às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 13h12m30s às 13h25min e das 20h42m30s às 20h55minDeputado estadual e distrital – Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h05min às 13h15min e das 20h35min às 20h45min

Leia mais notícias de PolíticaLeia mais notícias das Eleições

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar é chamada após jovem dar entrada no Pronto-Atendimento do Patronato esfaqueado Anterior

Brigada Militar é chamada após jovem dar entrada no Pronto-Atendimento do Patronato esfaqueado

45ª Expointer tem participação de mais de 50 produtores da Região Central Próximo

45ª Expointer tem participação de mais de 50 produtores da Região Central

Geral