
Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)
Nos últimos dois meses e meio, a Campanha do Agasalho 2023 teve o objetivo de arrecadar e distribuir roupas e cobertores a famílias em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria. Na última segunda-feira (31), a iniciativa chegou ao fim e, na avaliação da prefeitura, cumpriu o objetivo: aquecer quem mais precisa na estação mais fria do ano. Conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foram arrecadados 79 mil itens, que já chegaram a 1.820 famílias. Até o fim das entregas, este número deve ultrapassar 2,3 mil, marca da campanha de 2022.
De acordo com o titular da pasta, secretário João Chaves, a partir de agora as peças que ainda não foram distribuídas serão encaminhadas à comunidades pontuais, especialmente aquelas que têm cozinha comunitária. No entanto, durante todo o ano, ainda é possível que a população faça doações de agasalhos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A indicação é que entre em contato e marque um horário para a entrega ou coleta.
Até o momento, 65 mil peças já foram entregues. Restam, ainda, 14 mil itens a serem distribuídos. Foram beneficiadas 1.820 famílias. Segundo estimativas do secretário Chaves, quase 7 mil pessoas foram contempladas.
A campanha é uma importante ferramenta para atender as pessoas que mais precisam no município. Segundo levantamentos, 43 mil pessoas vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, além de 204 pessoas viverem em situação de rua.
Distribuição

A partir de agora, a prefeitura não irá mais disponibilizar as peças no Centro Desportivo Municipal (CDM) durante a semana. O trabalho será direcionado aos bairros.
— Nós vamos continuar com as ações, porque o inverno, na verdade, não terminou. Vamos continuar fazendo as ações nas comunidades. Nós temos duas ações, uma no bairro Km3 e outra no Loteamento Cipriano da Rocha, em cada uma delas levamos em torno de duas mil peças — sinaliza o secretário.
O Executivo municipal trabalhará agora, junto às localidades com cozinhas comunitárias para que, durante a entrega de comida, também sejam entreguem as peças de roupas.
Cozinhas Comunitárias

Em Santa Maria, há nove locais que produzem alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade credenciados pela prefeitura. Também são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.
Atenção
Nesta edição, o secretário João Chaves chamou atenção para o número de doações de roupas de verão, que foram colocadas à disposição, mas que não são efetivas para quem precisa se proteger do frio. Agasalhos de inverno são os mais indicados, e esta orientação permanece para as próximas doações, para além da campanha.

Durante os dois meses e meio da campanha, foram mais de 40 pontos de coleta pela cidade e diferentes eventos que impulsionaram a arrecadação de agasalhos. Conforme o secretário, oficialmente, foram 79 mil peças arrecadadas. Sendo que no último domingo, na 6ª edição do Arraiá Solidário no Largo da Gare, foram 4 mil peças coletadas.
Arrecadações
- Em 2023 – Foram arrecadados 79 mil itens. 65 mil peças foram entregues. Cerca de 7 mil pessoas foram beneficiadas e mais de 1,6 mil famílias atendidas, que deve ultrapassar 2,3 mil
- Em 2022 – Foram atendidas 2.395 famílias, com a distribuição de aproximadamente 70 mil itens, dos cerca de 74,6 mil arrecadados
Campanha do Agasalho 2023 em números
- Início – 18 de maio
- Término – 31 de julho
- Arrecadação – 79 mil, segundo a prefeitura
- Distribuição no CDM – 1.620 famílias
- Distribuição em Bairros – 200 famílias
- Famílias contempladas – Mais de 1,8 mil
- Pessoas beneficiadas – Cerca de 7 mil até então
- Ações futuras – Mais sete ações deverão ser feitas para a entrega dos agasalhos
Secretaria de Desenvolvimento Social
- Telefone _ (55) 3222-7931
- Endereço _ Rua General Neto, número 504 - Bairro Centro
Lista das cozinhas comunitárias em Santa Maria
- ASSOCIAÇÃO DO CENTRO COMUNITÁRIO INFANTIL DO BAIRRO CAROLINA
Rua Pedro Álvares Cabral, nº 218 - Bairro Carolina
oscollares@hotmail.com
- SOCIEDADE MERIDIONAL DE EDUCAÇÃO - SOME
Rua Irmão Cláudio Rohr, nº 150 - Santa Marta
centrosocialmfl@gmail.com
francine.binotto@maristas.org.br - ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA FRANCISCO SPINELLI
Rua Auta de Souza, nº 10 - Vila Pôr do Sol
aefspinelli@yahoo.com.br - OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DO TRABALHO
Rua Oliveira Mesquita, nº 10 - Bairro Salgado Filho
perpetuo@arquism.com.br - OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE CHICO XAVIER
Travessa Gramado s/nº - Vila Lorenzi
fratchicoxavier@hotmail.com
zildacichero@hotmail.com - PARÓQUIA SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA - CAPELA SÃO PEDRO
Rua Iraí, nº 49 - Vila Pérsio Reis
imissionariasbrasil@gmail.com - INSTITUTO PEDAGÓGICO SOCIAL TABOR - CENTRO DE REFERÊNCIA FAMILIAR RECANTO DO SOL
Rua Angelim Bortoluzi, n°485 - Bairro Camobi
social@tabor.org.br - ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA EVANGELÍSTICA VALENTES DE DAVI DE SANTA MARIA
Rua Antonio Porto Alegre, n° 201 - Bairro JK
duplagileade@hotmail.com - ONG MÃOS UNIDAS PELO CIPRIANO
Rua Niterói, n° 500 - Parque Pinheiro Machado
andersonmelgares1975@hotmail.com
cristianemveigas2009@hotmail.com