Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, dia que marca o feriado municipal da padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, o comércio abriu no centro de Santa Maria na expectativa de vender para o Natal. O calor de 40ºC dificultou um pouco o movimentação na rua, mas, mesmo assim, quem estava motivado a comprar com tempo e buscar produtos com o menor preço, enfrentou o clima.
Folga para comprar
Próximo às 14h, o principal movimento no centro era nas sorveterias. Quem passava pelas ruas de Santa Maria, queria um refresco para afugentar o calor. No calçadão, o securitário Eduardo de Medeiros, 39 anos, que estava na companhia da filha Maria Eduarda, saiu para pesquisar preços dos presentes de Natal e já aproveitou para realizar algumas compras. Por conta do calor, eles tomaram sorvete enquanto olhavam as lojas:– É a folga que a gente tem para fazer as compras, se planejar para o Natal que já está próximo, não dá para deixar para última hora. Pesquisando acho que dá para encontrar um bom presente com um preço. O calor tá bem escaldante, estamos procurando a sombra, um sorvete, uma água para hidratar. É o verão, não adianta, temos que acostumar com a temperatura – comenta.
Já a administradora Manoela Haensel, 42 anos, saiu de casa com o objetivo de comprar com calma e desfrutar o ambiente climatizado das lojas. Com bom humor, ela comenta sobre a facilidade de comprar quando as lojas abrem no feriado:
– Facilita bastante. Achei ótimo as lojas abrirem, até porque com o calor é até bom estar na loja com ar condicionado e a gente tem um tempinho a mais, durante a semana é corrido por conta do trabalho. Então, no feriado a gente pode ter a opção de escolher com mais tempo, foi ótimo o comércio abrir. Vim comprar para uma formatura que eu tenho no final de semana e já estou aproveitando para ver alguns presentes para o Natal.
E não foram só os adultos que aproveitaram o dia de folga com o comércio aberto. Até o Miguel de Oliveira Ribeiro, 5 anos, que estava junto com os pais, ganhou um presente de Natal adiantado com a saída para o centro:– Ganhei um jipe, um carrinho de pilha e ele tem muitos negócios, tem pistas. É especial – conta.
A visão do comércio
Enquanto para alguns lojistas, parece que o mês nem começou direito, para outros a venda está superando as expectativas. De acordo com a gerente Marisete Guasso, 50 anos, a loja abriu às 10h da manhã e o movimento já começou:– As nossas vendas estão acima de 20% em relação ao ano passado. O pessoal ainda tá chegando aqui, a nossa expectativa para hoje é ótima, ficamos abertos até às 18h. A reforma do calçadão também tem ajudado, ficou bonito e as pessoas tem mais vontade de vir – relata.
Para a proprietária da loja La Belle, Taise Venato, 43 anos, a reforma do calçadão tem ajudado nas vendas:
– Hoje pela manhã foi muito bom o movimento, superou nossas expectativas. O pessoal tá procurando presentes, pesquisando… A tendência é que as pessoas venham mais aqui para a região do calçadão. Ainda mais com as apresentações noturnas e a iluminação. Agrega bastante – comenta.
Leia todas as notícias