Por volta das 13h desta terça-feira, populares acionaram a Brigada Militar (BM) para intervir em uma confusão envolvendo alunos, pais e professores da Escola Augusto Ruschi, que fica na Cohab Santa Marta, bairro Juscelino Kubitschek, região oeste de Santa Maria.
Protesto de estudantes provoca congestionamentos em Santa Maria
Cerca de 50 pessoas estão em frente à escola. Um grupo de alunos que ocupa a instituição desde o dia 22 de maio impede a realização das aulas nesta terça bem como a entrada de estudantes. Além de bate-boca, há pessoas armadas com paus e facões no local.
Augusto Ruschi é a segunda escola ocupada em Santa Maria
Informações preliminares dão conta de que o conflito começou depois que os ocupantes receberam um comunicado informando a decisão da escola em retomar as aulas. A definição foi tomada por professores grevistas e não grevistas durante uma reunião na noite desta segunda-feira.
Representantes da direção da escola informaram que pediram apoio da 8ª Coordenadoria de Educação e do Conselho Tutelar, já que há adolescentes no local. Eles também anunciaram que irão procurar a promotoria.
Até as 15h, o portão eletrônico da instituição não estava funcionando. Duas viaturas da BM seguiam em frente à escola e não há informações de confrontos envolvendo agressão física.
Por volta das 16h, a BM informou que a confusão havia acabado.