Região

Biblioteca e museu reabrem ao público em Júlio de Castilhos

Diário de Santa Maria

Após um longo período de revitalização, a Biblioteca Pública Municipal Francisco Salles, de Júlio de Castilhos, foi reaberta nesta quarta-feira. No mesmo local, funciona agora o Museu Vila Rica.

Biblioteca Pública Francisco Salles e Museu Vila Rica reabrirão suas portas
Biblioteca conta, também, com espaço de leitura para as crianças. Espaço fica aberto de segunda a sexta-feiraFoto: Prefeitura de Júlio de Castilhos / Divulgação

O prédio da biblioteca estava sem condições de uso e precisou ser reformado. Por isso, a prefeitura decidiu recuperar o imóvel, para também poder comportar o museu, unindo em um único espaço a história e a cultura do município.

 Justiça manda prefeitura de Agudo pagar servidores afastados

Segundo a diretora da Biblioteca Pública e coordenadora do Museu Vila Rica, Rosane Padilha, foi necessária muita mudança para adequar todo o prédio para as duas instituições. O museu reúne o acervo histórico local, como objetos, obras e outras relíquias. O reforma incluiu o telhado, as aberturas, o piso e a pintura do imóvel. Também foram adquiridos móveis apara colocar o acervo do museu.

A partir da revitalização, Rosane informa que a prefeitura vai organizar novamente as visitas das escolas e colocar em prática o projeto infantil Memórias na mala. A biblioteca e o museu também poderão começar a abrir em um domingo à tarde durante o mês para as famílias poderem ir visitar o espaço.

Biblioteca Pública Francisco Salles e Museu Vila Rica reabrirão suas portas
Museu Vila Rica reúne objetos antigos, como estas máquinas de escrever. Também há antigos uniformes militaresFoto: Prefeitura de Júlio de Castilhos / Divulgação

Devido aos dois temporais que atingiram Júlio de Castilhos este mês e que causaram grandes estragos no município, a prefeitura decidiu cancelar a cerimônia de reinauguração da biblioteca e do museu, prevista para ocorrer quarta-feira à noite. Em vez disso, o local recebeu, pela manhã, a visita do prefeito João Vestena, da vice-prefeita Maria de Fátima Ferreira e de integrantes do Centro Cultural Álvaro Pinto.

 Por conta de estragos dos temporais, decisão do Gaúcho de Rali na região é transferido

Os espaços já estão abertos à visitação da comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. O endereço é Rua Barão do Rio Branco, 279. 

* Com informações da prefeitura de Júlio de Castilhos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Moradores esperam há sete dias por energia elétrica

Próximo

Museu itinerante da PUC atrai escolas de 10 municípios da região 

Geral