Nesta segunda-feira (22), o projeto Bate-Papo Astronômico abre a temporada de palestras online de 2024. A atividade, que iniciará às 20h, contará com a palestra "Tópicos da Cosmologia Moderna: Origem e Fim do Universo", ministrada pelo renomado professor Alexandre Zabot. A palestra será mediada por Fabricio Colvero, um dos idealizadores do Bate-Papo Astronômico, e também pelo professor e astrofísico Paulo Leme, colaborador e mentor voluntário no projeto. A transmissão será feita através do YouTube.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Durante a atividade, será abordado como a Cosmologia explica a origem e o fim do Universo. A Teoria do Big Bang é a espinha dorsal da Cosmologia Moderna, mas ela admite vários cenários diferentes para a evolução do cosmos. Os cosmólogos usam dados astronômicos para restringir entre os diversos modelos. No decorrer da palestra, serão apresentados os modelos mais prováveis segundo os dados mais atuais.
O palestrante, Alexandre Zabot, é doutor em física, professor de Matemática, Física e Astrofísica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville. Há mais de 20 anos desenvolve atividades de ensino e divulgação de Astrofísica. Ele tambbém oordena o Projeto de Extensão "Astrofísica para Todos", que já teve cerca de 40 mil alunos regularmente inscritos. Além disso, realiza pesquisa na área de Astrofísica Relativística, com ênfase em Pulsares.
Ao final da palestra, também serão sorteadas duas estrelinhas de resina, contendo pequenos óxidos de meteorito, material fornecido pela equipe das Meteoríticas (UFRJ) e oferecido pelo Bate-Papo Astronômico.
Bate-Papo Astronômico
O Bate-Papo Astronômico é um projeto social que atua na divulgação científica, voltado às áreas de astronomia e meteorologia, e com foco especialmente no público infanto-juvenil. O projeto também conta com diversas estações de monitoramento e coleta de dados, como meteoros, raios, clima espacial, radiação ionizante de fundo e demais variáveis meteorológicas. Todas as atividades são gratuitas.
Leia também:
- Grupo pioneiro de divulgação científica sobre meteoritos promove atividade em Santa Maria
- Eclipse lunar penumbral é observado no céu de Santa Maria; entenda o fenômeno
- “É bastante incomum”: em menos de 48h, dois meteoros de grande magnitude são vistos no céu de Santa Maria
- VÍDEO: Santa Maria registra mais de 2,4 mil descargas elétricas no fim de semana
*com informações do Projeto Bate-Papo Astronômico