"Eu teria múltiplos motivos para reclamar, mas escolhi agradecer", diz jovem que nasceu sem braços e pernas em entrevista à Rádio CDN

O gaúcho nasceu com a síndrome rara de tetra-ameliaFotos: Arquivo Pessoal


Sem braços, sem pernas e sem limites. É assim que Tiago Linck, de 16 anos de idade, se descreve nas redes sociais. Nessa sexta-feira (29), o palestrante motivacional compartilhou sua inspiradora história de superação com os ouvintes do programa F5, da Rádio CDN 93.5 FM.

O gaúcho de Tiradentes do Sul, que se mudou há pouco tempo para Mato Castelhano, perto de Passo Fundo, nasceu com a rara síndrome de Tetra-amelia e já foi tema de reportagens em canais de TV nacional. Ele tem duas irmãs: Taís e a gêmea Daiane. Recentemente, Tiago Linck fez uma palestra para uma empresa de Santa Maria.

Ele conta que, para os pais, tudo foi muito difícil em um primeiro momento:

– Eles não conheciam ninguém com essa síndrome. Mas eu acredito que, para eles e para mim, tudo foi muito importante. Eles sempre acreditaram em mim. Eles nunca me viram sem os braços e pernas, e sim como uma pessoa normal, que precisa de ajuda sim, mas que tem toda a capacidade. Nós passamos por muitas coisas, mas sempre passamos juntos, isso é o mais importante – conta Thiago Linck.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

ROTINA

Apesar de precisar de bastante ajuda, sobretudo para atividades como sair da cama, escovar os dentes e tomar banho, Tiago tem uma rotina como a de qualquer outra pessoa. Em 2024, ele cursará o segundo ano do Ensino Médio. 

– Na escola, eu também preciso de ajuda. A Daiane, minha irmã gêmea, vai comigo, ela escreve para mim. Eu tenho uma monitora que me leva ao banheiro e me alimenta, então eu sou muito feliz e eu agradeço por ter pessoas especiais que tornam a minha vida mais fácil e cheia de afeto. É claro que eu me esforço muito para tentar ser um pouco mais independente, tentar fazer um pouco mais as coisas sozinho. Tem coisas que eu não consigo, mas eu não reclamo, eu agradeço.

Tiago Linck com os pais e as irmãs


No lado esquerdo do corpo, Tiago tem um pé e quatro dedos, o que o ajuda bastante no dia a dia e controla a sua cadeira motorizada:

– Eu uso muito o meu bumbum e o meu tronco para caminhar, então para mim agora é simples, só que eu batalhei bastante, fiz muita fisioterapia quando era criança para eu conseguir fazer o que faço hoje.

Uma das coisas que mais gosta de fazer, inclusive, chama a atenção dos familiares e do público que o acompanha: o mergulho.

–  Mergulhar é uma paixão. Um padrinho e amigo me disse que eu podia. Ele acreditava em mim, assim como os meus pais, e eu decidi nadar para me desafiar. Sou o único da minha família que nada e é algo que amo muito, uma terapia. Na água me sinto livre.



INSPIRAÇÃO

Em 2016, com 9 anos, Tiago conheceu a sua maior inspiração: o australiano Nick Vujicic, que convive com a mesma síndrome e dá palestras no mundo inteiro para conscientizar as pessoas contra o bullying e inspirar com sua trajetória. Na ocasião, o gaúcho conversou com ele, tirou muitas dúvidas e falou que também gostaria de ser palestrante um dia. Em poucos dias, o sonho começou a se tornar realidade.

– Logo surgiu a oportunidade de eu dar minha primeira palestra, na cidade de Osasco, em São Paulo, para o time de futebol Audax. A partir daí, várias portas se abriram e eu já passei por sete estados brasileiros, dei mais de 300 palestras e transformei vidas. Posso dizer que, por meio das minhas viagens, eu consigo mudar a percepção de pessoas que pensaram em desistir, que estavam bem desanimadas, com depressão, e ao verem o meu sorriso, mudaram a maneira de ver a vida. Isso é muito gratificante e me dá motivação para continuar – conta Tiago.

O estudante já deu palestras motivacionais em sete estados brasileiros, para mais de 300 pessoas


O estudante cultiva o hábito da leitura desde pequeno e, todos os dias, lê um pouquinho, para se expressar melhor e também aprender coisas novas. Ela destaca os escritos de sua inspiração, Nick Vujicic, e passagens da Bíblia como leituras preferidas. Um de seus sonhos é levar inspiração para outros Estados e, também, outros países. Para Tiago, “nada é impossível e, se a gente quer algo, a gente consegue”.

– Os médicos não têm uma explicação para essa síndrome, mas eu sempre digo que nasci assim porque eu tenho um propósito na vida. Então, mesmo que os médicos descubram algo no futuro, eu sei que nasci assim porque Deus me enviou com uma missão e eu preciso realizar o máximo dela. Eu teria múltiplos motivos para reclamar, pelo fato de precisar de ajuda em todos os momentos. Mas escolhi agradecer. A vida é feita de escolhas, que irão definir quem somos e onde iremos chegar – finaliza Tiago, dizendo que, entre seus sonhos, também está casar com uma linda esposa, ter filhos e continuar levando sua mensagem de motivação para todos que precisam ouvi-la.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os majestosos da Rio Branco: quinze prédios que passaram ou estão com obras de revitalização Anterior

Os majestosos da Rio Branco: quinze prédios que passaram ou estão com obras de revitalização

Retrospectiva animal: relembre as histórias curiosas que viraram notícia em 2023 Próximo

Retrospectiva animal: relembre as histórias curiosas que viraram notícia em 2023

Geral