Motoristas temem novos deslizamentos em trecho da BR-158 entre Santa Maria e Itaara

Thais Immig e Deni Zolin

Fotos: Beto Albert (Diário)

Os altos índices de chuva registrados em Santa Maria e região vieram acompanhados de prejuízos, ruas alagadas e preocupação com deslizamentos em áreas de risco. Um desses locais é o trecho da BR-158 entre Santa Maria e Itaara. Os motoristas temem que um novo deslizamento possa acontecer no local, que está com contenções provisórias.

Para o técnico de enfermagem César Rangel, 36 anos, é preciso fazer algo na encosta para que a pista tenha a proteção necessária para os temporais, além de melhorar a sinalização no local. Outros motoristas, que não quiserem se identificar, relatam que tem evitado passar pelo local e optado por outros trajetos.

- Preocupa muito em dias de chuva como teve agora. Não foram tantos dias mas foi o suficiente para dar um transtorno. Não teve deslizamento agora, mas poderia ter se tivesse mais dois ou três dias de chuva - afirma Rangel, que precisa fazer o trajeto com frequência.

O trecho da BR-158 mencionado pelos motoristas, que fica entre Santa Maria e Itaara, registrou três deslizamentos no final do ano passado. Um deles deixou a rodovia parada por pelo menos três dias. Filas de caminhões e carros foram registradas no período. Episódios de chuva intensa são as principais causas para os deslizamentos. Atualmente, o local está com contenções provisórias colocadas no acostamento da pista, feitas de concreto. Em outros pontos do trecho também é possível observar pedregulhos e aglomerados de terra vindos da encosta invadindo a pista.

Em outros pontos do trecho também é possível observar pedregulhos e aglomerados de terra

Desde março de 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha na elaboração de um plano de contenção de deslizamento de terra no local. Quanto à recuperação definitiva do local em que houve o deslizamento no final de 2023, o Dnit informa que a empresa de engenharia contratada, há um ano, para fazer os projetos para soluções definitivas de 19 pontos de encostas da BR-158 tem prazo para apresentar esses projetos agora em maio. A partir daí, o Dnit vai preparar a licitação priorizando as obras no ponto em que houve o deslizamento e, se houver mais recursos, incluir a contenção da encosta em outros pontos da BR-158.

Em relação à sinalização da BR-158, no local do deslizamento, o Dnit diz que já notificou a empresa responsável pela manutenção para reforçar a sinalização horizontal da pista.


Histórico


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bate-Papo Astronômico promove palestra online sobre cosmologia com renomado astrofísico brasileiro; veja como assistir Anterior

Bate-Papo Astronômico promove palestra online sobre cosmologia com renomado astrofísico brasileiro; veja como assistir

Depois de fim de semana de sol, chuva deve retornar à região e outras 5 notícias Próximo

Depois de fim de semana de sol, chuva deve retornar à região e outras 5 notícias

Geral