Privatização

Após pedido de vista, julgamento do processo de privatização da Corsan é suspenso na 1ª Câmara do TCE-RS

Após pedido de vista do conselheiro Renato Azeredo, julgamento do processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é suspenso nesta terça-feira (18).

Mais cedo, a conselheira relatora, Ana Cristina Moraes, havia proferido voto pela anulação do leilão da companhia, realizado em dezembro de 2022. Na sequência o pedido de vista de Azeredo, que terá até 5 sessões para devolver o processo, foi proferido.

 

O último voto ficou por conta de Estilac Xavier, presidente da Primeira Câmara, que seguiu o voto da relatora pela anulação do leilão. Mesmo com a maioria formada, o pedido de vista acaba por suspender a conclusão do julgamento.


Os argumentos do Ministério Público de Contas (MPC) e dos sindicatos contrários à privatização indicam problemas nos estudos que estipularam o valor de venda da companhia. A empresa foi arrematada pelo consórcio Aegea no final do ano passado por R$ 4,15 bilhões, valor próximo ao preço mínimo estipulado em edital. Ana Cristina acolheu os argumentos apresentados que indicam uma subavaliação e outras irregularidades.

 

Segundo GZH, a conselheira, durante explanação, apresentou gráficos que demonstram diferenças entre as projeções do Banco Genial, contratado pelo Estado para estruturar o projeto de privatização, e o que foi constatado nas demonstrações contábeis da Corsan.


— Essa distorção entre o projetado e o constatado causou uma diferença considerável no valuation da Corsan, que já era perceptível nos meses antecedentes a realização do leilão — avaliou a relatora.

No momento, segue em vigor a decisão do conselheiro Alexandre Postal, que revogou a medida cautelar que impedia a assinatura do contrato de compra e venda da estatal, no dia 07 de julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Caso Gabriel: julgamento na esfera militar dos três PMs acusados de homicídio inicia nesta quarta-feira e outras notícias Anterior

Caso Gabriel: julgamento na esfera militar dos três PMs acusados de homicídio inicia nesta quarta-feira e outras notícias

Em dois dias, mutirões na Rua do Acampamento retiram 440 kg de fios em desuso Próximo

Em dois dias, mutirões na Rua do Acampamento retiram 440 kg de fios em desuso

Geral