style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Primeiros pingos de chuva começaram por volta de 8h30min
Após o frio recorde de -1,8°C e a forte geada da quarta-feira, a chuva já chegou a Santa Maria e região nesta quinta-feira, e o calor deve voltar a partir de sexta. Nesta quinta-feira, o dia amanheceu com tempo nublado e temperatura mais altas se comparada com a média da semana - a mínima na cidade foi de 7,7°C às 10h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As primeiras gotas de chuva, que seguia fraca no final da manhã, caíram por volta de 8h30min. Até 17h, foram registrados pelo Inmet 14,2 milímetros. Na previsão do tempo, o que mais chama a atenção é a amplitude térmica: no sábado, a máxima pode chegar a 28°C.
Temperaturas mínimas na região (Inmet)
- Santa Maria - 7,7°C
- Caçapava do Sul - 5,8°C
- Cruz Alta - 9,7°C
- São Vicente do Sul - 7,8°C
- Tupanciretã - 8,6°C
- São Gabriel - 7,8°C
Conforme o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, o acumulado de chuva previsto para esta quinta-feira é de 25 milímetros. Esta também deve ser a última chuva mais forte de julho. Entretanto, ainda podem ocorrer precipitações fracas no mês.
Acumulado de chuva até 17h (Inmet)
- Santa Maria - 14,2 mm
- Caçapava do Sul - 10,4 mm
- Cruz Alta - 49,4 mm
- Tupanciretã - 39 mm
- São Gabriel - 11,2 mm
TEMPERATURAS
De -1,8°C na quarta-feira para 28°C no sábado. É essa a diferença de temperatura que Santa Maria terá em três dias. Conforme Luengo, as baixas decorrem de uma massa de ar polar que atua na região, que deve permanecer até sexta-feira. A diferença está na nebulosidade.
Polícia indicia duas pessoas por latrocínio e ocultação de cadáver em Vale Vêneto
- Na quarta-feira, as temperaturas despencaram, pois há uma massa de ar polar e a madrugada teve poucas nuvens. Com isso, a atmosfera tende a perder mais calor. Na quinta-feira, a massa de ar polar ainda atua, mas começa a perder força. E o dia começou com alta nebulosidade. Por isso, a temperatura não caiu tanto - explica o meteorologista.
Na sexta-feira, a massa de ar perde ainda mais força e o tempo fica aberto. A máxima deve chegar a 22°C. No sábado, os ventos vindos do norte, mais quentes, ganham força, e a temperatura sobe ainda mais: 28°C. O clima mais ameno deve seguir até o fim do mês. Segundo Luengo, vai se formar sobre o Estado um padrão de bloqueio, que vai evitar que frentes frias avancem sobre a região. As chuvas ficarão restritas a áreas costeiras, e o vento norte, quente, vai predominar sobre o vento sul, frio.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Por isso, durante a próxima semana, as temperaturas máximas ficam entre 23°C e 28°C. As mínimas não baixam de 15°C, e o céu limpo deve predominar. Uma pequena precipitação, de apenas 2 milímetros, pode ocorrer na próxima quinta-feira.
PREVISÃO DO TEMPO
Sexta-feira (poucas nuvens)
- Mínima - 7°C
- Máxima - 22°C
Sábado (céu claro)
- Mínima - 16°C
- Máxima - 28°C
Domingo
- Mínima - 18°C
- Máxima - 28°C
Segunda-feira
- Mínima - 17°C
- Máxima - 28°C
*Colaborou Felipe Backes