Dias atrás tentei conversar sobre o tema com um conhecido e, automaticamente, o foco dele foi todo dirigido para o problema e não para a solução. Não está errado. Sabemos, há longa data que empreendedor de sucesso calcula riscos. Mas empreendedor de muito sucesso faz apostas arriscadas.
Por isso eu quero falar com quem quer se jogar de cabeça para não se arrepender depois. Existe um motivo bem básico pelo qual algumas empresas dão certo e outras não. E o segredo é não gastar tempo e nem energia no problema mas, justamente, no foco em soluções. Não se corta para prosperar, se investe para superar. Enquanto muitos patinam para se manterem em um mercado, tentando seguir o fluxo para sobreviver, outros se distanciam dos problemas e vestem o uniforme de guerreiros. Eu me sinto um desses. Para todos que me dizem que a história de ativos digitais, criptos e afins não passa de modismo, eu nem discuto mais. Eu aposto, eu invisto, eu getiono e eu consumo NFTs. Se eu precisar vender o que tenho por isso, o faço.
NFT, de non-fungible token/token não fungível, é uma tecnologia que permite a criação de uma assinatura única, um certificado digital que assegura a autenticidade de algo. Isso pode ser um arquivo de imagem, uma música, um texto publicado, um contrato, colecionáveis, uma experiência e diversas outras alternativas digitais!
Fato é que o mercado de NFTs recebe crescente destaque não só nas redes sociais virtuais, mas no mercado tecnológico e financeiro. Não é porque você não gosta que não vai dar certo. Já deu! Há quem diga que o nicho pode parecer pouco acessível para
os usuários mais inexperientes, mesmo com os diversos avanços e facilidades implementados nas plataformas de negociação. Mas o fato é que tem muita gente trabalhando pela democratização, expansão e pelo acesso. E, se ainda assim não coloca fé, sincera e honestamente, você acha que o mercado de NFTs, o que mais cresceu no universo cripto e blockchain nos últimos anos, envolvendo celebridades, vendas milionárias, grandes marcas e atraindo milhões de pessoas é coisa sem futuro?
Estamos falando de um setor que promove inovação e oferece grandes oportunidades – inclusive de investimento. Eu quero que você, consumidor, abra os olhos para a vanguarda de Santa Maria nesse aspecto. Fomos consumidos por notícias do tipo primeiro restaurante de NFTs abrirá as portas em Nova York. Acordem para o fato de que uma pizzaria temática do Coração do Rio Grande salta à frente. A nova tendência de tecnologia e negócios já está por fazer parte das nossas rotinas. Investidor que tem noção do tamanho que isso pode se tornar já deve estar negociando. Criativos de outras áreas e modalidades já têm de estar imersos nesse contexto!
Estou envolvido no projeto porque somos raros ainda no Estado aptos à gestão de cartelas e daí meu orgulho (muito embora para outros eu só seja um louco).
Estamos tão à frente que posso prenunciar para vocês o universo fascinante de NFTs para nós, verdadeiros ativistas da tecnologia, é mais do que moda, é causa. Estou falando de luta pessoal contra o impacto ambiental e possibilidades diversas na área criativa. O spoiler, aliás, que vou deixar para vocês é que a gastronomia é o primeiro caminho na terrinha. O próximo é para artistas e criativos. Vale aguardar