Nos últimos dias, moradores de vários bairros de Santa Maria vem relatando gosto e cheiro ruim na água que sai das torneiras.
Em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a empresa afirmou, por meio de nota, que foi detectada uma proliferação de algas na barragem do DNOS, uma das que abastecem o município. “As algas identificadas não são tóxicas, porém podem conferir alteração de odor, gosto ou cor característica”, segue o texto.
Para enfrentar o problema, a Corsan afirmou que adequou o tratamento de água na última semana e a água permanece própria para consumo humano e acrescentou que o monitoramento segue mantido. Segundo a nota, as reclamações registradas via canais de relacionamento da Corsan estão sendo atendidas e, sempre que necessário, uma equipe é deslocada ao imóvel, para coleta e verificação de potabilidade da água.
Relatos em diferentes regiões
Através das redes sociais do Grupo Diário, moradores relataram a diferença na coloração e presença de cheiro e sabor na água. Houve registros nos Bairros Nova Santa Marta, Patronato, Lorenzi e Camobi.
Em um dos casos, uma moradora do Bairro Lorenzi, que prefere não se identificar, informou que toda a família apresentou sintomas de diarreia, vômito e febre. Em consulta no Pronto Atendimento (PA) do Bairro Patronato, a médica plantonista teria diagnosticado que a causa poderia ser em decorrência de contaminação pela água. Segundo a moradora, a água da residência possuía cheiro estranho e cinco pessoas apresentaram os sintomas na família, que iniciaram pelo filho de 8 anos, há 5 dias.
Relatos de alteração na água também foram registrados na vila Alto da Boa Vista, no Bairro Nova Santa Marta. Em mensagem ao Grupo Diário, a técnica em contabilidade Tainá Vargas percebeu cheiro e gosto estranhos na residência e no local que trabalha, no Bairro Patronato.
– Está com um gosto e cheiro muito ruim na água. Moro no Alto da Boa Vista, e em contato com outras pessoas dos outros bairros também foi relatado isso – disse Taina
Em contato com a enfermagem do PA do Patronato foi informado que existem casos de atendimento por sintomas de diarreia, vômito e febre, mas que o número está dentro da normalidade.
Denúncias
A Corsan destaca a importância de as ocorrências serem registradas por meio dos canais de relacionamento 24 horas, como o atendimento por call center (0800 646 6444), a Unidade de Atendimento Virtual em www.corsan.com.br ou o App Corsan. No site ou no App, acesse o serviço “Verificação de qualidade da água no imóvel” para registrar a solicitação.