Diário explica

Você sabe qual a diferença entre redutor e controlador de velocidade? Diário explica

Nathália Arantes

Você sabe qual a diferença entre redutor e controlador de velocidade? Diário explica

Fotos: Marcelo Oliveira (à esquerda) e Eduardo Ramos (à direita)

Nesta segunda-feira (22), começaram a funcionar os novos redutores de velocidade na Avenida João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3. Os novos equipamentos substituem os controladores que haviam sido instalados no local em 2021. Essa mudança despertou alguns questionamentos por parte dos leitores e até algumas 'certezas': “Redutor substituindo controlador?” “Mas não é tudo a mesma coisa?” “Isso é esquema da indústria das multas!” e “Mais um caça-níquel na cidade” foram alguns dos comentários nas redes sociais.


Diante de tantos questionamentos e desconfiança, vamos explicar para você o universo da fiscalização de trânsito. Os dois equipamentos citados atuam no controle do tráfego nas vias urbanas, visando diminuir a alta velocidade em que os veículos transitam e com objetivo principal de reduzir acidentes no trânsito.

Mas eles não são a mesma coisa e nós vamos explicar para vocês. 


Tipos de medidores

Primeiro precisamos entender que existem dois tipos de medidores de velocidade classificados pelo  Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável por normatizar e fiscalizar o trânsito em todo o território nacional, os medidores podem ser fixos ou portáteis.

Os redutores e controladores de velocidade estão na mesma classificação, são eles os radares fixos. Ambos são instalados de modo permanente e precisam de estudos e/ou levantamentos técnicos para a instalação.

Já os medidores do tipo portátil são aqueles que registram a imagem, podendo ser instalado em viatura caracterizada estacionada, em tripé, suporte fixo ou manual, usado ostensivamente como controlador em via ou em seu ponto específico, que apresente limite de velocidade igual ou superior a 60 km/h.


Redutores e controladores

​Até aqui encontramos diversas similaridades entre os redutores e controladores de velocidade. Mas afinal, quais são suas diferenças?  

O controlador é o medidor de velocidade destinado a fiscalizar o limite máximo de velocidade da viaou de seu ponto específico.  

Por sua vez, o redutor é obrigatoriamente dotado de um  display, destinado a fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação à velocidade indicativa  da via, em trechos críticos e devulnerabilidade dos usuários da via.

O display, painel que informa a velocidade do veículo ao cruzar a via, é o ponto principal de diferença entre os dois tipos de medidores. A visualização do redutor com antecedência assegura ao motorista a redução necessária estabelecida para o trecho, que costuma ser de intenso fluxo de veículos e passageiros. 


Nomenclatura popular

​Os redutores e controladores costumam ser chamados por nomes populares pelas pessoas. Se mesmo com a contextualização mais técnica você ainda não conseguiu diferenciar os dois medidores, talvez com a apresentação mais habitual ajude.

O redutor de velocidade é o que popularmente conhecemos por lombada eletrônica. Assim como com a lombada física, com a eletrônica a velocidade deve ser reduzida assim que visualizada.  Os controladores de velocidade podem ser identificados por pardal, exatamente por lembrarem a posição dos pássaros quando estão no topo de postes. 


Mecanismo

Os  dois medidores de velocidade funcionam através de sensores magnéticos instalados no asfalto. Esse equipamento mede o tempo que demorou para o veículo ir de um sensor ao outro, calculando, assim, a sua velocidade média. A lombada eletrônica conta também com duas torres onde estão fixos os displays que marcam a velocidade em que o veículo transita. Caso esteja transitando acima do permitido na via, uma câmera é acionada e registra em foto a placa do veículo. Na sequência a imagem passa a constar como prova no auto de infração.


Indústria das multas

​E quanto aos comentários sobre a chamada 'indústria da multa', essa informação confere? Com a mudança dos medidores de velocidade na Avenida João Luiz Pozzobon, o Diário recebeu diversos comentários em suas redes sociais quanto a uma suposta indústria com o interesse de arrecadar dinheiro através de multas aplicadas no trânsito. Segundo Orion Ponsi, secretário de Mobilidade Urbana, a substituição dos controladores configura o único interesse da secretaria que é de preservar a vida.

— Visualmente, para a população, existe um efeito. Ou seja, o redutor de velocidade tem uma maior visualização para que a velocidade seja efetivamente reduzida. O município não quer e não precisa de multas de trânsito. Nós precisamos efetivamente de uma conscientização coletiva para a necessidade de reduzir a velocidade para proteger as pessoas — declarou Ponsi.

O secretário também falou sobre as manifestações recebidas, definidas por ele como vindas de pessoas que não respeitam a vida dos seres humanos.


— Estou no quarto ano consecutivo como secretário de Mobilidade Urbana. Quarto ano consecutivo com a maior redução do número de mortes e acidentes de trânsito. Eu estou fazendo o meu papel de cuidar das pessoas. Podem dizer que eu instalei controladores, que eu qualifiquei todo o nosso sistema de trânsito. Mas, nunca poderão me chamar de omisso, que eu deixei de fazer aquilo que eu estou enxergando que eu deveria fazer.


Radares em Santa Maria

Segundo levantamento técnico emitido em 2021, Santa Maria conta com radares fixos localizados em 32 faixas viárias.

  • Av. Walter Jobim, nº 160, sentido bairro/centro
  • Av. Walter Jobim, nº 243, sentido centro/bairro
  • Av. Hélvio Basso, nº1301, sentido centro/bairro
  • Av. Hélvio Basso, nº1248, sentido bairro/centro
  • Av. João Luiz Pozzobon, nº1605, sentido bairro/centro
  • Av. João Luiz Pozzobon, nº677, sentido centro/bairro
  • Av. Nossa Senhora das Dores x R. General Neto, sentido bairro/centro* 
  • Av. Nossa Senhora Medianeira x R. General Neto, sentido centro/bairro *
  • Av. Nossa Senhora Medianeira x R. Duque de Caxias, sentido centro/bairro *
  • Av. Nossa Senhora Medianeira x R. Barão do Triunfo, sentido centro/bairro *
  • Av. Presidente Vargas x Av. Borges de Medeiros, sentido centro/bairro*
  • Av. Rio Branco x R. Vale Machado, sentido centro/bairro*
  • Av. Rio Branco x R. Vale Machado, sentido bairro/centro*
  • R. Acampamento x Av. Nossa Senhora de Medianeira x Av. Fernando Ferrari, sentido centro/bairro*
  • Av. Presidente Vargas x Av. Borges de Medeiros, sentido bairro/centro**

*Controle eletrônico de velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa. 

**Controle eletrônico de velocidade e avanço de sinal.

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