Geoparque Caçapava

"Selo de Geoparque Mundial coloca Caçapava do Sul em evidência e traz mais responsabilidades ao município", afirma prefeito da cidade

Foto: Nathália Schneider

Missão de avaliação realizada em 2022 no Geoparque Caçapava.


Desenvolvimento econômico, cultural e do turismo são alguns dos pontos a serem percebidos na região agora com a aprovação dos Geoparques Caçapava e Quarta Colônia. Diante disso, nesta quarta-feira (24), representantes repercutiram a conquista. Um deles foi o prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy Silva em entrevista ao programa F5 da Rádio CDN

Os projetos realizados em Caçapava, assim como nos nove municípios da Quarta Colônia, já trabalham no desenvolvimento da região. E é isso que projeta o prefeito para os próximos meses: 

– É uma virada de chave aqui da nossa região, né? Geração de empregos, desenvolvimento social, investimentos em infraestrutura turística e infraestrutura em geral da nossa cidade. 

Os projetos para aspirantes a geoparque da Organização das Nações Unidas (Unesco) começaram a ser projetados em 2016 junto a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  Em 2021, o dossiê foi encaminhado à Unesco e em outubro e novembro de 2022 os avaliadores estiveram presentes no território para a avaliação. Em dezembro do ano passado, o parecer dos dois geoparques foi positivo no seminário do Conselho Mundial de Geoparques. Agora, receberam a aprovação e passaram a integrar a Rede Mundial de Geoparques

– O geoparque não é um parque, é a demarcação de um território. Aqui em Caçapava nós temos diversas localidades que vão se enquadrar nos atrativos turísticos. O engajamento da comunidade também é um dos principais eixos avaliados pela Unesco. Temos belezas naturais para serem visitadas, como a Pedra do Segredo, Minas do Camaquã, Guaritas e Toca das Carretas. São locais com belezas naturais inigualáveis no mundo.

Ainda, o prefeito relembra que os geoprodutos unidos às belezas naturais do município foram os responsáveis por fazer hoje Caçapava ser reconhecida mundialmente, bem como receber o selo de reconhecimento mundial. Mas com a aprovação, vem mais responsabilidade para a manutenção do selo: 

– A nossa responsabilidade é muito maior porque nós precisamos manter esse reconhecimento. Precisamos realizar uma mudança estrutural na cidade para se tornar receptiva ao turismo. São mudanças extremamente importantes que vamos estar desenvolvendo em Caçapava. Também queremos captar recursos estaduais, nacionais e internacionais. 

Futuro

A certificação vale por quatro anos. Ao encerrar o período, uma nova avaliação é feita para conferir se o projeto foi executado e quais os avanços. Em 10 de setembro, os representantes irão até Marrakech, no Marrocos, para receber a certificação em cerimônia mundial de geoparques.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Você sabe qual a diferença entre redutor e controlador de velocidade? Diário explica Anterior

Você sabe qual a diferença entre redutor e controlador de velocidade? Diário explica

“É uma oportunidade gigantesca de desenvolvimento Próximo

“É uma oportunidade gigantesca de desenvolvimento", diz prefeito de Faxinal de Soturno sobre reconhecimento da Quarta Colônia como Geoparque Mundial

Geral