Foto:Nathália Schneider (Arquivo Diário)
Registro da 80ª Romaria, em 2023.
Mãe Medianeira, rogai por nós, é uma prece repetida por muitos fiéis. Conhecida em Santa Maria e por todo o Estado, agora, Medianeira de Todas as Graças passa a ser considerada oficialmente pela igreja católica como rainha e protetora do povo gaúcho. A devoção a ela confundiu a população, que, por vezes, a tinha como padroeira do Estado, o que chegou a ser divulgado até no site da Basílica da Medianeira. Agora, isso é tratado pela Igreja Católica como um engano, pois o Rio Grande do Sul já tinha São Pedro como padroeiro, título que permanece ao lado do santo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O reconhecimento de Medianeira como rainha e protetora do povo gaúcho ocorreu em 2024 por meio de uma coroação pontifícia, quando o Papa autoriza que uma determinada estátua ou um quadro sejam coroados. Acoroação da imagem na Basílica da Medianeira será em 15 de agosto, às 19h.
O comunicado desta modificação saiu no último dia 31, quando o Dicastério do Culto Divino informou sobre o Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças.
Leia mais:
- Campanha #PorTodosNós incentiva solidariedade para enfrentamentos das consequências das chuvas
- Três eventos marcam a Semana do Meio Ambiente em Santa Maria; confira a programação
- Feiras da agricultura familiar ocorrem nesta semana em Santa Maria; confira o calendário
O arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, explica que, por várias vezes, tentaram destacar Medianeira com um título. Ele entende que a coroação é ainda mais importante para fortalecer a espiritualidade em tempo de catástrofe das chuvas.
– Depois da grande enchente de 1941, os arcebispos do Rio Grande do Sul decidiram declarar Nossa Senhora Medianeira de todas as graças como padroeira do Estado. Três anos depois eles comunicaram Roma dessa decisão. Roma não aceitou, porque São Pedro já era o padroeiro. É importante lembrar que o Estado foi inicialmente chamado de Província de São Pedro. Ao longo desses anos, tentamos uma forma de resolver esse título – retoma Brustolin, que ainda destaca o sentido – “Medianeira de Todas as Graças, senhora que cuida de nós".
Com esse novo título, haverá duas celebrações em referência a Medianeira de Todas as Graças. A primeira, 31 de maio, data reconhecida em outros pontos do mundo, e em novembro, durante a Romaria da Medianeira.
Coroação da imagem da Medianeira
- Onde – Basílica da Medianeira
- Quando – 15 de agosto, às 19h
- Evento – Durante a Solenidade da Assunção e aniversário da Basílica