Horários de ônibus em Santa Maria devem normalizar até a próxima quarta-feira

Horários de ônibus em Santa Maria devem normalizar até a próxima quarta-feira

Fotos: Beto Albert (Diário)

Ponto na Faixa Nova tem grande fluxo de usuário nos sentidos bairro e Centro.

A partir de 11 de março, com o retorno das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o movimento natural do município será restabelecido. Isso influencia em vários setores que precisam estar preparados para atender mais pessoas, inclusive restaurantes e ônibus.

No recesso, as reclamações quanto ao tempo de espera nas paradas e a falta de horários se intensificam. Devido à menor circulação dos alunos, as linhas diminuíram no período de férias em toda a cidade, e só nas linhas que atendem ao campus, esse corte chegou a 47%. 

A situação será normalizada gradualmente até a próxima quarta-feira (6), principalmente em linhas que circulam no bairro Camobi, declara a Secretaria de Mobilidade Urbana do município. E novos horários para toda a cidade só serão viáveis após licitação do transporte público. 

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São mais de 45 mil estudantes no município, entre os matriculados na instituição federal de ensino superior em Camobi, e nas redes estadual e municipal, que já estão em aula. E, na maioria das vezes, o público estudantil usa o serviço. O que representa cerca de 30% do movimento do transporte público, indica o titular da pasta, Orion Ponsi. Nos próximos dias, a demanda será avaliada e medidas serão tomadas, afirma o secretário:  

–  Nós trabalhamos por demanda, e ela tem um custo operacional. Cada vez que existe uma redução clara de público que utiliza o transporte coletivo, neste caso os estudantes em razão das férias escolares, a gente também reduz o oferecimento de veículos e viagens. Dia 4 (segunda-feira), nós temos a primeira noção de como será o retorno dessa movimentação. No decorrer desta semana, chegaremos aos 100%. Acredito que até quarta. 

Novos horários dependem da licitação 

Ponsi ainda indica que um plano para melhorar o transporte público – com mais linhas, frota, tecnologia e estrutura, está sendo estudado. No entanto, as melhorias, na prática, dependem de um grande passo para o município: a licitação do transporte público, por mais de 50 anos aguardada. 

– Nós estamos prevendo um aumento de horário em toda a cidade, mas isso só vai se dar com a nova licitação do transporte coletivo. Com ela, haverá um novo quadro de horário, um novo planejamento operacional para  melhorar o atendimento à população de Santa Maria – completa Ponsi. 

Etapa atual

  • Prefeitura está fazendo os ajustes apontados pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul 
  • Finalizado, a documentação retorna ao tribunal para nova avaliação 
  • Aprovada as alterações, a prefeitura pode iniciar o processo licitatório 

*Informações apresentadas pelo secretário Orion Ponsi 

Os ônibus da UFSM já estão com mais passageiros 

Nas últimas duas semanas, os usuários das linhas da universidade começaram a perceber mais bancos ocupados e até pessoas em pé. Lucas Felice de 19  anos é um dos estudantes que voltaram a frequentar o campus de Camobi. 

– Na minha percepção, está normal, aparentemente. Me falaram que janeiro estava diferente, que as linhas estavam reduzidas. Acho que foi antes de ontem, que eu voltei da universidade para cá (Centro), às 13h, e veio cheio o ônibus. Se agora já tem gente, dia 11 de março deve ter muito mais – reflete Felice.  

A aposentada Tania Lombardo evita horários de grande circulação, visto as filas e ônibus lotado.

São poucas vezes que a aposentada Tania Lombardo, 64 anos, usa o transporte público. Em todas elas, parte da Praça dos Bombeiros em direção a UFSM, para o hospital universitário. No local onde é comum haver filas nas primeiras horas da manhã, nesta quinta-feira (29), quatro pessoas esperavam pela saída do ônibus. Tania diz que agora está tranquilo, mas sabe que daqui uns dias isso irá mudar.


Grande expectativa para o retorno das aulas 

Thaís Baldoni é uma das passageiras que também usa da estratégia de ir até outra parada em busca de melhores horários.

A funcionária de serviços gerais Alessandra Lopes, 45 anos, pega o ônibus todos os dias na RSC-287, conhecida Faixa Nova, próximo à rótula do Ginásio de Esportes Dalla Favera. Com o retorno das aulas da UFSM, ela espera que haja melhorias. 

– Espero que tenha mais ônibus, pois a gente precisa. Aqui está sempre lotado. Então, são péssimas (linhas). 

São quatro quadras para que a atendente Thaís Baldoni dos Santos, 38 anos, chegue até a mesma parada, na Faixa Nova. Ela prefere pegar outro ônibus, pois a linha do seu bairro, Diácono João Luiz Pozzobon, está em condições críticas, em sua definição. Ainda sim, em algumas vezes, nem a linha universidade ajuda.  

– O ônibus em si não voltou ao normal. Tanto que eu pego aqui na Faixa Nova, porque o Jardim Berleze é horrível de horários. Dentro do próprio residencial (Dom Ivo, Zilda Arns, Leonel Brizola), não passa ônibus seguido. E quando passa lotado não para. Desde a pandemia, na verdade, não voltou ao normal. É horrível. Meu filho mesmo, estava no hospital e fiquei 1h10min esperando para ir para a universidade – contabiliza Thaís. 

Mesmo em período letivo o problema continua o mesmo

Na frente da casa da esteticista canina Taís Gonçalves, 35 anos, passa a linha Salgado Filho, mas os horários são tão reduzidos que, em algumas vezes, precisa ir até outra parada, em um bairro mais próximo. 

– São reduzidas (as linhas). Sempre uma porcaria. Horrível esperar. Passa de 1h em 1h. Na vinda de manhã, muitos adolescentes. Vou apertada e de pé. Tudo a mesma coisa. Às vezes, ando até uma parada para conseguir pegar outra linha – detalha Taís.  

No bairro do Campestre do Menino Deus, independente da época, o problema se mantém o mesmo na percepção da usuário do serviço Magda Cristina de Vasconcellos, 59 anos. Ela indica que os horários são bem reduzidos, principalmente na área que mora, no bairro Campestre Rincão Sítio. 


Usuários

Para dúvidas e reclamações 

  • Telefone – (55) 3174-1545 
  • E-mail – [email protected]
  • Endereço – Av. Hélvio Basso, 1281. Das 8h às 13h

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