VÍDEO: passagem de estação espacial chama a atenção no céu de Santa Maria


Um ponto luminoso chamou a atenção dos santa-marienses na noite de quinta-feira (12). O objeto, que se deslocava entre as nuvens, trata-se da Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), a maior estrutura artificial em órbita da Terra.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o diretor-executivo do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero, a estação é um gigantesco laboratório mantido por um conjunto de países, além de possuir o tamanho aproximado de um campo de futebol, orbitando o nosso planeta a uma altitude em torno de 400 km. A sua velocidade é de 28 mil km/h e completa uma volta na Terra a cada 90 minutos.


— A estação espacial costuma ser visível de três a quatro vezes durante o mês, sempre nas primeiras horas após o pôr do sol ou após o nascer do sol. Só que nem sempre ela aparece com uma elevação favorável como ontem (quinta), o que facilita bastante a visualização — explica.


O registro foi feito por uma das câmeras da estação de monitoramento de meteoros do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque. Nesta sexta-feira, os santa-marienses terão mais oportunidade de ver a ISS. A passagem terá início às 19h10min e final às 19h19min. Ela se deslocará de noroeste para sudeste, com elevação máxima de 51 graus.


Uma gigante em órbita

Com 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de cerca de 450 toneladas, a ISS orbita a Terra a contar do início de sua construção, em 1988. Desde a chegada de sua primeira tripulação em novembro de 2000, ela já recebeu cerca de 250 visitantes de 20 países.

Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), a maior estrutura artificial em órbita da Terra.Foto: NASA/Divulgação

Porém, em fevereiro de 2022 a Nasa anunciou que a estação já tem data para ser retirada de órbita – em 2031. Na época, a agência espacial americana disse que ela será trazida através da atmosfera até mergulhar com segurança no Oceano Pacífico, sendo a maior reentrada espacial da história.


A previsão é de que os fragmentos se dirijam ao Ponto Nemo – uma extensão do Oceano Pacífico entre a Nova Zelândia e a costa do Chile. Esse ponto é tido como o local mais longe de qualquer continente ou ilha, sendo conhecido como “cemitério de espaçonaves”, já que é considerado um local seguro para descarte de equipamento espacial.


Bate-Papo Astronômico

O projeto Bate-Papo Astronômico é um projeto social voltado para as áreas de astronomia e meteorologia. O projeto, que conta com apoio de diversas instituições, inclusive a Agência Espacial Brasileira, possui diversas estações de coleta de dados, como uma estação de monitoramento de meteoros, vinculada à rede Bramon.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão entre carro e moto deixa uma motociclista ferida na rótula de Pains Anterior

Colisão entre carro e moto deixa uma motociclista ferida na rótula de Pains

VÍDEO: bomba explode próximo a escola de Gaza onde estão 19 brasileiros Próximo

VÍDEO: bomba explode próximo a escola de Gaza onde estão 19 brasileiros

Geral