Foto: Reprodução
Vânia, Oristela Alves e Maristela na Tertúlia Nativista de 2015. O registro foi publicado por Vânia em seu Facebook.
“Era uma pessoa muito reservada”, é assim que a jornalista Maristela Moura relembra a passagem de Vânia Nonnenmacher por Santa Maria. Vânia morreu no último domingo (28), aos 75 anos. Ela tratava um câncer e estava internada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
+Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Vânia morou em Santa Maria por pelo menos 10 anos. A filha Patrícia Bündchen, gêmea de Gisele, se formou em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 2002, enquanto outra irmã, Gabriela, formou-se em Direito pela Federal - as duas filhas vieram morar e e estudar em Santa Maria no Ensino Médio, nos anos 1990, quando Gisele ainda não era famosa. Muito reservada, Vânia residia e administrava um flat comprado por Gisele, próximo ao Fórum de Santa Maria, na Rua Alameda Montevideo. A relação com Maristela se intensificou por conta da espiritualidade. A jornalista tinha uma loja chamada Turmalina, focada em pedras. Cliente, ainda sugeria ideias para Maristela investir na loja:
– Vânia era uma mulher espiritualizada, muito mística. Me trazia diversas ideias de cursos e pessoas para trazer na loja, como reiki, dança do ventre. Comprava pedras da loja para suas filhas também. Tínhamos uma relação estreita. Era uma pessoa muito reservada. Não exibia sua vida.
Além das vivências, Maristela relembra o jeito meigo de Vânia:
– Ela tinha um jeito doce de falar. Era uma pessoa muito meiga. Falava com uma voz calma e doce. Sempre muito educada e atenciosa. Esse era o jeito dela.
A jornalista rememora outras situações em que Vânia explicitava sua característica reservada. Em ocasiões em que Maristela apresentou a Tertúlia Nativista, tradicional evento musical de Santa Maria, Vânia, quando já não estava mais na cidade, retornava para acompanhar:
– Do jeitinho dela, na plateia, ela abanava para a gente de longe. Quando cruzávamos o olhar, ela dava uma piscadinha. Quando tínhamos um intervalo, dava um tempo no evento, nos abraçávamos. E assim, depois de um tempo, ela desaparecia. Era bem reservada mesmo.
Despedida
Vânia deixa o marido, professor universitário Valdir Bündchen e seis filhas: Gisele e Patrícia, que são gêmeas, Rafaela, Raquel, Graziela e Gabriela. O velório acontece na manhã desta segunda-feira (29) Capela Ecumênica do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. Não há informações se Gisele Bündchen conseguirá vir ao Brasil a tempo de se despedir da mãe.