Falta de luz e eletrodomésticos queimados: moradores realizam protestos após sobrecarga na rede elétrica em Santa Maria

Gilberto Ferreira e Vitória Parise

Falta de luz e eletrodomésticos queimados: moradores realizam protestos após sobrecarga na rede elétrica em Santa Maria

Fotos: Arquivo Pessoal

Moradores registram os fios arrebentados.

Cansados da falta de assistência por parte da Rio Grande Energia (RGE), moradores da Estrada Municipal Vitório Stefano, localizada no Rincão dos Bentos, perto do trevo de acesso ao Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria, participaram de um protesto na manhã desta segunda-feira (29) após um novo problema envolvendo a fiação elétrica do local. Segundo os relatos, a estrutura foi instalada há mais de 50 anos e não possui capacidade para atender as mais de 300 residências instaladas. Com a sobrecarga, a fiação estoura e provoca a queda de luz, queimando aparelhos eletrodomésticos e despertando medo nas famílias. 

O protesto foi organizado logo após um novo episódio de sobrecarga registrado por volta das 3h desta madrugada. Os moradores acordaram com um forte cheiro de fumaça vindo dos eletrodomésticos. Este é o quarto caso registrado nos últimos três meses.

— Os fios estão arrebentando, caindo nas grades, nos portões, em cima das casas e não estão se desligando imediatamente. E aí, se pega fogo numa casa, num carro, vão correr para onde os moradores de noite? — diz Paulo Roberto da Silva Hundertmarck, um dos moradores do local.


Muitos reparos, poucas soluções


Com o quadro de distribuição de energia queimado, os fios elétricos ficam expostos e caídos nas ruas. Os moradores contam que a RGE já foi até o local, mas apenas para realizar reparos nos fios, o que não é suficiente para solucionar o problema:

— O próprio pessoal da RGE falou para nós da outra vez que a fiação já não era nem permitido usar. Mas aí eles vêm aqui e emendam de novo. Se for ver, não é muita coisa, a parte de baixo já andaram trocando, então falta um raio de 300m pra ficar tudo novo — diz Jean Ilha, morador.

Em dezembro de 2023, esse assunto foi debatido na Assembleia Legislativa, em CPI protocolada pelo vereador Adelar Vargas, que também mora na área. Ele conta que irá formar uma comissão especial na Câmara de Vereadores para acompanhar o serviço da empresa em Santa Maria:

— A gente está nessa luta faz mais de dois anos junto com a comunidade, fizemos abaixo-assinado, fomos na Assembleia Legislativa, falamos com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais, que encaminhou pra RGE, mas o assunto não se resolve. A comunidade sofre, as pessoas ainda nem pagaram os eletrodomésticos e tem que comprar de novo porque queimou. Então, nós vamos lutar, vamos fazer um trabalho muito forte na Câmara de Vereadores e também através dessa CPI que vai ser protocolada — explica o vereador.


A previsão para o retorno da energia no local era até o meio-dia desta segunda. Até a publicação desta reportagem, a luz não havia sido restabelecida. Aos moradores, a RGE informou que irá realizar a troca dos fios.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carlos Bolsonaro é alvo da PF em operação sobre uso irregular da Abin Anterior

Carlos Bolsonaro é alvo da PF em operação sobre uso irregular da Abin

Como foi a passagem de Vânia Nonnenmacher, mãe de Gisele, por Santa Maria Próximo

Como foi a passagem de Vânia Nonnenmacher, mãe de Gisele, por Santa Maria

Geral