Foto: Arquivo pessoal
Faleceu, na segunda-feira (15), o ex-vereador de Santa Maria Lari Monteiro Martins, aos 77 anos, em decorrência de uma doença neurológica. Além da política, ele também foi professor da Rede Estadual de Ensino da cidade e atuou em agência de trabalho do Rio Grande do Sul.
– Ele sempre foi um cara extremamente divertido, brincalhão, extrovertido, sempre rindo, nunca vi ele com ar de tristeza, mesmo depois de doente. Era um cara excepcional, difícil encontrar outro com o temperamento dele – relata Leonidas Tadeu Pacheco de Oliveira, militar e advogado aposentado, casado com a sobrinha de Lari, Marilene de Oliveira.
Nas redes sociais, Sérgio Blattes, desembargador santa-mariense do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), também lamentou a morte de Lari: "Grande e estimado amigo da vida toda nos deixou e partiu para outra dimensão. Deixa este mundo menos iluminado".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Lari estava vivendo em uma clínica geriátrica há cerca de três anos em função de Alzheimer. Na tarde de segunda-feira, ele foi internado no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo e acabou falecendo.
O velório ocorre nesta terça-feira (16), na Capela A do Cemitério Santa Rita, até as 15h. Após, será realizada cerimônia de cremação.
Trajetória
Na política, Lari cumpriu mandato na Câmara de Vereadores de Santa Maria entre 1983 e 1989. Ele foi eleito pelo Partido Democrático Social (PDS), atual Partido Progressistas (PP), com 1448 votos. Posteriormente, se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atual MDB.
– Na época, ele era muito jovem e foi o vereador mais votado na eleição. Acho que ele até não se candidatou de novo por causa das mazelas da política. Lari também tinha diálogo com os militares e generais que passaram pelo Comando da 3ª Divisão do Exército – conta Leonidas
Na área da educação, Lari trabalhou na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha e, atualmente, estava aposentado como professor estadual. Também teve passagem pela Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS). Em Santa Maria, ainda foi diretor social do Clube Comercial por cerca de 15 anos.