Atingidos pelas chuvas enfrentam longas filas para realizar cadastros que dão direito a benefícios sociais

Atingidos pelas chuvas enfrentam longas filas para realizar cadastros que dão direito a benefícios sociais

Foto: Mateus Ferreira (Diário)

A sexta-feira (24) começou com grandes filas no Posto Central do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua General Neto, no centro de Santa Maria, formada por pessoas atingidas pelas chuvas na cidade. Elas buscam acesso aos auxílios disponibilizados pelos governos estadual e federal. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O grande número de pessoas, a demora no atendimento e a falta de abrigo da chuva para quem estava do lado de fora gerou indignação em quem aguardava. Conforme relatos obtidos pela reportagem do Diário no local, há moradores que esperavam na fila desde às 4h da madrugada desta sexta-feira. 

– Chegamos cedo para pegar uma ficha e agora nosso atendimento foi remarcado para semana que vem, está uma bagunça e tem muita gente – afirmou Sérgio Clair de Oliveira.

O pedido de quem foi atingido é para que novas fichas de atendimento fossem liberadas ainda hoje. 

O que diz a prefeitura

Em entrevista à Rádio CDN, o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Lima, explicou que o tempo médio de atendimento está sendo maior do que o planejado pela prefeitura. 

– Acontece que esses programas têm algumas regras, como por exemplo estar cadastrado no CadÚnico, mas muitas famílias estão com o cadastro desatualizado e isso está fazendo com que o atendimento que nós imaginávamos que seria de até três minutos, está levando mais de 10 minutos.

Segundo Lima, por conta da atualização dos formulários, a intenção inicial de atender 800 pessoas caiu para menos de 400 no dia. Outro problema relatado pelas equipes de cadastramento é a dificuldade em acessar a plataforma gov.br do governo federal – processo necessário para obtenção do benefício. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, esteve no Posto Central para conversar com as pessoas afetadas e garantiu que todos serão atendidos. 

– Nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance. O que estamos passando em Santa Maria e em todo Estado é totalmente atípico – explicou Pozzobom.

Ampliação do atendimento

Para que os moradores consigam os encaminhamentos necessários para acessar os auxílios, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que haverá um plantão de atendimento neste sábado (25). As pessoas atingidas devem comparecer na Rua Venâncio Aires, 2277, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.

Os benefícios 

Para ajudar as vítimas que tenham perdas referentes à moradia, os governos estadual e federal lançaram programas de destinação de renda para a reconstrução. O cadastro e orientação para acesso aos benefícios é de responsabilidade do município. 

No Estado, a iniciativa Volta por Cima vai repassar R$ 2,5 mil em parcela única, as famílias que tiveram suas casas alagadas e que perderam bens móveis e objetos em decorrência de enxurrada. Entre os critérios para participar do programa está o de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa, a ser comprovado por meio do CNIS/INSS, Cadastro Único (CadÚnico) ou outros cadastros do governo.

Em âmbito federal, o governo disponibilizou o Auxílio Reconstrução que prevê o repasse de R$ 5,1 mil em parcela única. Têm direito ao recurso todas as famílias que moram em áreas atingidas por enchentes em municípios que decretaram calamidade pública, como é o caso de Santa Maria. Somente terá direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que tiveram de abandonar suas casas de forma temporário ou definitiva. Para este benefício, não é necessária a inscrição no Cadastro Único, mas é preciso fazer cadastro no GovBR.

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo de arquitetos arrecada doações de móveis e eletrodomésticos em Santa Maria e região Anterior

Grupo de arquitetos arrecada doações de móveis e eletrodomésticos em Santa Maria e região

Sexta começa com chuva em Santa Maria e temperaturas baixas; mínima pode chegar a 3°C no domingo Próximo

Sexta começa com chuva em Santa Maria e temperaturas baixas; mínima pode chegar a 3°C no domingo

Geral