Entre terça e quinta-feira, hospitais gaúchos recebem medicamentos para a intubação de pacientes com dificuldades respiratórias. Na região, são oito instituições na lista. Os medicamentos cisatracúrio, haldol, dexmetomedina e etomidato são sedativos e bloqueadores neuromusculares que fazem parte do chamado kit intubação.
RS registra mais 39 óbitos de Covid-19 nesta segunda-feira
HOSPITAIS DA REGIÃO
São Gabriel – Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel
Rosário do Sul – Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora
Cruz Alta – Hospital São Vicente de paulo
Tupanciretã – Hospital de Caridade Brasilina Terra
Santa Maria – Hospital Regional de Santa Maria
Santa Maria – Hospital Casa de Saúde
Santiago – Hospital de Caridade de Santiago
Júlio de Castilhos – Hospital Bernadina Salles de Barros
Ao todo, serão beneficiados 43 hospitais públicos, em 39 municípios, que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), escolhidos para receber os medicamentos com base em um levantamento semanal dos estoques destes insumos realizado pela SES junto à rede hospitalar.
O lote é formado por 15 mil ampolas de cisatracúrio, doadas pela empresa Vale ao Ministério da Saúde; 300 ampolas de haldol; 1585 ampolas de dexmetomedina; e 650 ampolas de etomidato, os últimos três adquiridos por ata de compra da SES.
A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS.
Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 600 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia.
O levantamento semanal realizado pela SES busca acompanhar a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.
DISTRIBUIÇÃOOs medicamentos serão distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico, a partir do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. Desta vez, as cargas serão entregues em pontos focais, onde os hospitais daquela região deverão buscar.