Lucas Uebel/Gremio FBPA
Briga na parte de cima
O Grêmio garantiu a melhor campanha da competição e, caso chegue até a final, disputará sempre o segundo jogo na Arena. Isso porque chegou aos 28 pontos, nove a mais do que o segundo colocado, o Inter. Mesmo que perca para o Ypiranga na rodada final e empate os dois jogos na semifinal, ninguém consegue alcançar o Tricolor na classificação geral.
Apesar de já estar classificado, o Colorado ainda precisa confirmar o segundo lugar para decidir a semifinal no Estádio Beira-Rio. Com 19 pontos, o time de Mano Menezes precisa vencer o Esportivo para não depender de outros resultados. Se empatar, terá de torcer para o Ypiranga não ganhar e o Caxias não vencer por mais de 4 gols de diferença.
A disputa pelo G-4 segue com três times: Ypiranga, Caxias e Juventude. O time de Erechim já está classificado, mas ainda pode alcançar o segundo lugar, feito que permitiria disputar a segunda partida da semifinal em casa. Com 17 pontos na tabela, se perder ou empatar pode ser ultrapassado pelo Caxias, que tem o mesmo número de pontos. O time Grená precisa de apenas um ponto para ficar entre os quatro melhores do torneio. Em caso de derrota para o Avenida, o Caxias pode perder a vaga para o maior rival, o Juventude, desde que este vença o Brasil de Pelotas por mais de 5 gols.
A luta contra o rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, três times disputam a permanência no Gauchão. São Luiz e Aimoré se enfrentam, em um confronto direto, na luta para fugir do rebaixamento. Uma vitória simples é o suficiente para o time de Ijuí. Já o Índio Capilé precisa ganhar e torcer para o Esportivo não derrotar o Inter. Para o clube de Bento Gonçalves, só a vitória interessa.
Vagas na Copa do Brasil
Brasil de Pelotas, São José, Novo Hamburgo e Avenida não tem mais chances matemáticas de rebaixamento nem de classificação para a próxima fase. Mas, como o Campeonato Gaúcho dará quatro vagas para a Copa do Brasil de 2024, os times lutam para subir na classificação.
Com gol nos acréscimos, Grêmio bate o Inter na Arena
Foto: Lucas Uebel (Grêmio/ Divulgação)
O destaque da 10° rodada foi a vitória do Grêmio, por 2 a 1, no clássico Gre-Nal, no último domingo (5), na Arena. Com mais posse de bola e com uma postura ofensiva, o time de Renato Portaluppi entrou em campo buscando o gol desde o início. O Colorado se defendia e apostava nos contra-ataques em velocidade. Aos 20 minutos, o meia argentino Cristaldo finalizou e Keiller espalmou. Bitello não aproveitou o rebote e mandou por cima do gol. A melhor chance do Inter no primeiro tempo veio aos 26 minutos, com Bustos. O lateral recebeu na área e chutou, mas Fábio salvou quase em cima da linha. Melhor em campo, o time tricolor seguiu no ataque. Aos 48 minutos, Vina recebeu passe e arriscou de fora da área para abrir o placar.
Em desvantagem, o Colorado voltou mais ofensivo na etapa complementar. Aos 3 minutos, Adriel defendeu o chute de Wanderson. O Tricolor respondeu com Vina, aos 12, em chute perigoso pela direita do gol. O clássico estava equilibrado até que, aos 30 minutos, Alan Patrick, em jogada individual, arriscou e marcou no canto de Adriel. Aos 49 minutos, contudo, quando tudo se encaminhava para o empate, Carballo recebeu dentro da área e garantiu a vitória gremista.
Última rodada:
Ypiranga x Grêmio (sáb,16h30min) – Colosso da Lagoa
Inter x Esportivo (sáb, 16h30min) – Beira-Rio
São Luiz x Aimoré (sáb, 16h30min) – 19 de Outubro
Novo Hamburgo x São José (sáb, 16h30min) – Estádio do Vale
Juventude x Brasil de Pelotas (sáb, 16h30min) – Alfredo Jaconi
Avenida x Caxias (sáb, 16h30min) – Eucaliptos
Confira a tabela
ClubesPontos JogosVitóriasSaldo de Gols1)Grêmio28109172)Inter19105113)Ypiranga1710524)Caxias1710475)Juventude1410326)Brasil-Pe13103-17)São José-Pa13103-28)Novo Hamburgo11102-59)Avenida10102-310)São Luiz7101-811)Esportivo6101-1012)Aimoré4101-10