literatura infantil

VÍDEO: Semana Literária leva contos e histórias para crianças da EMEF Pedro Kunz

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Professora Gabriela Bassotto Moreti, com a turma do segundo ano, durante o piquenique literário

Neste mês, as histórias e os contos literários não estão restritos apenas à Praça Saldanha Marinho. Em paralelo a Feira do Livro de Santa Maria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kunz, no Passo das Tropas, Região Sul, realiza a Semana Literária com várias com atividades educativas relacionadas ao mundo da literatura.


No piquenique literário e na hora do conto, os alunos podem escutar e também ler histórias na sala de aula e no pátio da escola. Já o varal poético reúne as produções das crianças, enquanto o restaurante da literatura oferece um cardápio com vários livros disponíveis para os estudantes "consumir".

- O nosso objetivo é incentivar a literatura infantil, o gosto pela leitura, o desenvolvimento da escrita, e, também aproximar cada vez mais as famílias. Por conta da pandemia, a gente necessita estreitar mais os vínculos - afirma Fernando Ferrão dos Santos, supervisor pedagógico.

Maria Portela e João Derly visitam projeto social do Avenida Tênis Clube

Além da Semana Literária, durante a pandemia, a escola Pedro Kunz iniciou outros projetos, como a sacolinha literária. A diretora, Sandra Tagliapietra Cargnin, conta que a ação surgiu pois os professores perceberam uma dificuldade com a leitura e com a alfabetização dos alunos, que retornaram para as aulas presenciais apenas em julho deste ano. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Estudante Camila da Silva Rodrigues, do quinto ano, com o seu portfólio da sacolinha literária. O piquenique literário e a hora do conto são as atividades que Camila mais gosta da Semana Literária. Foto: Pedro Piegas (Diário)

A sacola foi customizada em um trabalho conjunto ainda durante a pandemia. Ela foi feita de tecido em algodão e costurada pela diretora e pelo supervisor. Foram compradas lixas e pacotes de giz de cera para as crianças poder desenhar nela. Quando retornaram à escola, as professoras utilizaram um ferro para "imprimir" o desenho na sacolinha.

Inscrições para a 28ª Tertúlia Musical Nativista terminam nesta terça-feira

A cada semana, os estudantes levam a sacolinha para casa com um livro, um caderno com atividades, e um portfólio para fazer um registro em texto e em desenho sobre a história que fez a leitura.

Estudo vai testar ônibus no sentido oposto na Rua do Acampamento

Com o apoio do projeto O Reino Encantado dos Alimentos e Educação Fiscal, da Fundação Meneghetti, a escola conseguiu verba para montar a sacolinha literária e também para aumentar o acervo de livros.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Aluna Mariany Bohnen Pynes, do segundo ano, com a sacolinha literária. No desenho estão ela, o pai, a mãe e o cachorro, floquinhos. Foto: Pedro Piegas (Diário)

A Semana Literária começou no dia 28 de setembro e vai até o dia 8 de outubro. A atividade é realizada por meio do projeto Vagões da Leitura, da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: programa oferece atendimento para alunos da rede municipal

Vestibular de Verão da UFN está com inscrições abertas Próximo

Vestibular de Verão da UFN está com inscrições abertas

Educação